Artigo: 3 dicas para melhorar a comunicação entre marketing e vendas
Alex Compri
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

3 dicas para melhorar a comunicação entre o marketing e vendas

O que você vai ver nesse artigo:

É comum notarmos, dentro das empresas, as áreas de marketing e vendas possam ter um desequilíbrio e que uma área acaba se destacando mais do que a outra.

Independente do mercado, é essencial que haja uma integração sólida entre as equipes, para que a empresa cresça e prospere como um todo. Todas as atividades realizadas fazem parte de um mesmo ecossistema, onde a necessidade de um deve ser suprida pelo outro.

Otimizar a comunicação entre as equipes de marketing e vendas deve estar no planejamento de todos os líderes e gestores. E nesse artigo nós mostraremos como melhorar a comunicação entre esses departamentos e, consequentemente, aumentar a produtividade da empresa.

Abaixo nós separamos três dicas que te ajudarão no processo de otimizar a comunicação entre esses dois setores. Caso queira mais insights sobre o assunto, você pode acessar o nosso ebook aqui. Nele nós especificamos mais dicas sobre como essa integração pode ser feita da melhor forma possível.

Relação entre marketing e vendas

Para entender melhor como esses setores podem se relacionar é preciso fazer uma imersão para compreender o dia a dia da empresa. É fato que alguns departamentos, à primeira vista, conseguem se sustentar sozinhos.

Entretanto, mesmo que pareçam atuar bem de maneira independente, é a partir de uma integração que observamos onde alguns pontos podem melhorar.

No caso do marketing, é ele que vai criar oportunidades e “preparar o terreno”, para que a equipe de vendas “plante a semente” e feche as negociações. E, com isso, a empresa pode “colher frutos” desse trabalho.

Essa analogia de plantio é só um entre os diversos exemplos que poderíamos citar aqui, para reforçar a importância entre a conexão desses dois departamentos. Existe até um termo chamado SMARKETING, com o S representando Sales, termo em inglês para vendas.

Em contrapartida, se a equipe de marketing não conseguir suprir as necessidades do time de vendas, e o departamento de vendas não aproveitar as oportunidades criadas pelo marketing, não será possível alcançarem as metas. Para que isso seja viável nós separamos aqui algumas dicas que te ajudarão nesse processo.

1 – Realize encontro entre os dois setores

Pode acontecer dos departamentos trabalharem em espaços diferentes e não se comunicarem por conta disso. Nesse momento é importante que você diminua essa distância. 10 ou 15 minutos todos os dias pode ajudar, e muito, nesse aspecto. Caso não seja possível, uma ou duas reuniões semanais com ambas as equipes também é uma opção.

Vale destacar que o objetivo dessas reuniões é criar um espaço para aproximação e novas ideias. Promova um debate sobre alguns assuntos e veja como ambos os times podem contribuir para o andamento das atividades que eles têm em comum.

Em contrapartida, não está errado caso as equipes ocupem o mesmo espaço na empresa. Em alguns locais o pessoal de marketing e vendas dividem a mesma sala. De certa forma, a comunicação e interação fica até mais dinâmica, mas, ainda assim é válido fomentar debates sobre as tarefas.

2 – Envolva os gestores

Da mesma forma que deve haver uma comunicação maior entre as equipes, os líderes dessas equipes também precisam se comunicar com frequência. Eles são os filtros para compreendermos pontos de melhorias e aliviar “gargalos” que possam existir.

Podemos dizer, inclusive, que a proximidade entre as equipes depende dos gestores. A partir deles é que poderão ser marcadas reuniões, trocas de feedbacks, experiências do dia a dia, entre outras coisas.

Para garantir o sucesso nessa integração entre os times de marketing e vendas é importante que os gestores estejam na mesma página, com estratégias alinhadas e dispostos a fazerem isso acontecer.

3 – Defina objetivos em conjunto

Agora que estão mais próximos, é importante que ambos os departamentos tenham suas estratégias muito bem alinhadas. Por darem suporte um ao outro, os times de marketing e vendas precisam ter seus objetivos viáveis e tangíveis nos dois lados.
Para que isso se torne possível, é importante que esses pontos sejam definidos em conjunto, com as percepções de ambos os setores, viabilizando ou não a execução das atividades. Depois disso, ficará muito mais fácil começar o projeto sabendo quais são os objetivos e como serão alcançados em conjunto.

Com essa parceria, se torna mais simples traçarmos metas inteligentes, também chamadas de metas SMART (traduzindo para o português: são metas Específicas, Mensuráveis, Realizáveis, Relevantes e com Prazos).

Nós temos um conteúdo onde falamos somente sobre metas SMART, dá uma olhada aqui.

Essas são algumas dicas que partem de uma sequência muito maior de boas práticas, que tornam possível realizar uma integração inteligente e eficaz dos departamentos de marketing e vendas na sua empresa.

Podemos dizer que a comunicação é sinônimo de aproximação entre os dois setores. Portanto, nos momentos mais importantes, as equipes devem ter a oportunidade de interagir, de maneira saudável e colaborativa, para tomar decisões que sejam viáveis para ambas e relevantes para as metas estratégicas da organização.

Gostou do conteúdo? No nosso ebook você confere outras dicas para melhorar ainda mais a performance dos times de marketing e vendas. Cadastre-se abaixo e boa leitura!

Compartilhe esse artigo:

Compartilhar no linkedin
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Conteúdos relacionados sobre :

Cadastre-se em nossa newsletter e acesse novos conteúdos sobre marketing e vendas B2B.