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Metas Smart

Metas Smart: o que são e como aplicar o conceito no seu negócio

Você já ouviu falar em Metas Smart? Se a resposta for negativa, não se preocupe. 

Chegou a hora de conhecer a metodologia smart e os benefícios para a sua empresa. 

Metas Smart são critérios de definições e objetivos. 

Inicialmente, é importante entender que essas metas se baseiam em 5 palavras: 

  1. Specific (específico)
  2. Measurable (mensurável)
  3. Achievale (atingível)
  4. Relevant (relevante)
  5. Timely (temporal). 

Agora que você já conhece o significado por trás de cada uma das palavras relacionadas ao acrônimo Smart, é crucial se aprofundar em cada um dos critérios: 

Específico

Os objetivos Smart não podem ser dúbios. 

Por isso, para definir uma técnica Smart, você precisa ter um objetivo claro e simples. 

Por exemplo, em vez de dizer “quero participar de dois grandes eventos de varejo nos próximos anos”, você poderia dizer “quero participar do Vtex Day e LATAM Retail Show”. 

Mensurável

Precisamos sempre definir metas mensuráveis, ou seja, que podem ser medidas. 

O acompanhamento de metas é uma parte importante para engajamento da equipe e para medir os resultados da organização. 

Atingível

“Vamos mirar no impossível”. 

Você deve estar cansado de ouvir essa frase. 

E muitas pessoas caem na armadilha do inalcançável e o resultado é que você e seu time, aos poucos, vão desistir do que foi proposto. 

Ao invés disso, é importante entender que suas metas devem ser desafiadoras, mas sempre alcançáveis. 

Antes de definir uma meta, tenha certeza de que você ou seu time realmente tem a possibilidade de atingir. 

Relevante

Nem todas as metas têm o mesmo peso. 

Para garantir que sua meta seja relevante, certifique-se de que valha a pena, certifique-se de que alcançá-la proporcionará benefícios positivos à empresa e certifique-se de que essa meta esteja alinhada com as outras metas que o negócio tem. 

Temporal

Você precisa estabelecer metas com tempo limite para serem cumpridas.

Exemplo: em vez de dizer “quero participar do Vtex Day e LATAM Retail Show”, você poderia dizer “quero participar do Vtex Day e LATAM Retail Show até 2025”. 

A pessoa que estabeleceu a segunda meta estará mais motivada para ter sucesso, já que tem um tempo específico em mente para cumprir.

Exemplos de meta smart 

Agora que você conhece um modelo Smart,  vamos conferir 5 exemplos de metodologias SMART para lhe ajudar a criar as suas metas. 

● Transformar Marketing e Vendas em uma única área para se beneficiar de uma estratégia de ABM em 2020;

● Aumentar o faturamento em 30% para contratar mais 2 pessoas para área de marketing digital até o final do semestre; 

● Reduzir em 50% os custos com energia, água e limpeza em dois anos;

● Reduzir em 50% os custos de manutenção de instalações elétricas e hidráulicas em três anos;

● Aumentar em 20% as vendas no mês de novembro (durante a Black Friday) em relação ao mesmo período do ano passado;

● Aumentar a exposição na mídia imprensa em 30% nos próximos três anos;

● Fazer parte do Valor 1000, o ranking das maiores empresas eleitas pelo jornal Valor Econômico, no próximo ano. 

É possível aplicar Metas Smart em assessoria de imprensa? 

Se ficou atento aos exemplos acima, percebeu que estratégias de marketing e comunicação foram citadas duas vezes. 

Não à toa. 

A assessoria de imprensa é o elo entre sua marca e a mídia e usa ferramentas como relacionamento, tempo e conteúdo exclusivo para DESTACAR sua empresa no meio de milhares de outras companhias e em um ambiente cada vez mais hostil e restrito. 

De vez em quando o planejamento estratégico das empresas esquecem da grande contribuição oferecida por uma boa estratégia de comunicação. 

Mas se você tem interesse em mudar esse mindset e quer investir em objetivos Smart para assessoria de imprensa, fique sabendo que a hora de fazer a diferença é agora. 

O primeiro passo é compreender as expectativas da organização como um todo. 

Se a meta da sua empresa é crescer 30% até o final do ano, por exemplo, de que forma a comunicação pode auxiliar com essa meta? Daí, você passa a calcular qual será a média de conversão de leads derivados de exposição na mídia. 

Se hoje, sua empresa tem pouca participação em pautas relacionadas à negócios, você precisa entender qual o cenário e fazer ajustes com o time de comunicação. 

Só depois você estabelece um novo objetivo: “quero quatro aparições em cadernos de negócios no próximo semestre”; ou “duas entrevistas na TV em três meses; ou ainda “uma entrevista para o podcast Do Zero ao Topo, da Infomoney. 

E para empresas de tecnologia?

Também é possível. 

Os indicadores Smart servem para área de TI como de regra para toda e qualquer segmento. 

A área de TI era, há alguns anos, vista como área de suporte e longe de fazer parte do core business das empresas. 

Essa realidade mudou drasticamente nos últimos anos, em boa parte pelo avanço da tecnologia para auxiliar as companhias no desenvolvimento de novas soluções, gestão dos negócios e, principalmente, no aumento de receitas. 

Mas assim como qualquer área, a TI precisa de alguns indicadores Smart para melhorar sua performance e sua imagem dentro da corporação: 

Resolução de tickets 

O sistema de tickets, é uma das melhores ferramentas a favor da equipe de help desk. 

Na área de TI, chegam vários tickets, ou seja, pedidos para manutenção, correção de problemas ou melhoria de alguma funcionalidade. 

E para manter tudo organizado, o setor precisa monitorar de perto todos os tickets. 

Exemplo de aplicação: 

  • S (taxa resolução de tickets)
  • M (número de tickets resolvidos)
  • A (obter taxa acima de 80%)
  • R (quanto mais tickets atendidos, melhor a empresa se desenvolve)
  • T (medição mensal). 

Service Level Agreement (SLA)

O Service Level Agreement (Acordo de Nível de Serviço, em português), é muito utilizado quando uma empresa opta por terceirizar os serviços ou parte dos serviços de TI. 

Em linhas gerais, o SLA é a especificação contratual de tudo o que a parte contratante pode esperar da empresa contratada. 

Exemplo de aplicação: 

  • S (taxa de atendimento ao cliente)
  • M (quantas horas de atendimento foram prestadas)
  • A (qual o percentual dentro do montante contratado)
  • R (ficar dentro do esperado não elevará custos da empresa)
  • T (prazo de duração do contrato). 

Evitar downtime 

A paralisação do sistema (ou Downtime), provocada por uma lentidão ou por outro problema qualquer, pode causar severos prejuízos para sua empresa. 

Por isso, a equipe de TI tem a função de sempre manter o sistema em perfeito funcionamento. 

Exemplo de aplicação: 

  • S (taxa de tempo do sistema indisponível)
  • M (quanto tempo o sistema ficou indisponível)
  • A (95% é a taxa ideal para melhorar a produtividade da empresa)
  • R (melhoria da produtividade com menos downtime)
  • T (monitoramento mensal). 

Mas e na prática? 

Um bom exemplo de como um planejamento Smart associado a uma estratégia de Inbunding Marketing é a FideliZi. 

Cliente da BRSA desde 2018, a empresa oferece soluções para programas de fidelização e informações estratégicas para o segmento varejista. 

A empresa tinha um grande desafio de geração e qualificação de leads para aumentar as vendas da sua plataforma de marketing para PME’s. 

Com adoção de uma metodologia Smart, a FideliZi conseguiu atingir objetivo de chegar ao faturamento de R$ 1 milhão de reais de ARR (Annual Recurring Revenue), levando a empresa a outro patamar.

A partir do sucesso alcançado, a FideliZi projeta aumentar três vezes o tamanho da sua equipe e o faturamento da empresa para os próximos anos. 

Eu não duvido. 

Tudo depende de Smart.

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