O que você faria se tivesse apenas 5 minutos para apresentar os resultados de Marketing Digital para o board da sua empresa de Tecnologia no B2B?
Estudar o mercado e traçar uma estratégia que se enquadre nos objetivos do seu cliente, definir metas e OKRs (Objetivos e Resultados-Chave, do inglês Objectives and Key Results) ou aumentar o número de Leads qualificados para entregá-los à equipe de Vendas e oferecer mais agilidade ao processo. Esses têm sido alguns dos desafios enfrentados por grande parte das empresas do setor de Tecnologia e Inovação (TI) atuantes no B2B. É neste sentido que a metodologia criada pela BRSA vem mostrando a sua importância.
E é exatamente por essa razão que temos produzido conteúdos referentes à nossa metodologia Effective Marketing, que, em 4 etapas, gera tantos efeitos positivos aos nossos clientes. Neste artigo, você confere e compreende a verdadeira importância da etapa de mensuração de resultados, além de insights valiosos sobre como criar e utilizar os dashboards para otimizar os seus dados! Assista à gravação da live “Como fazer dashboards efetivos no Google Data Studio” para entender mais sobre o assunto.
O Effective Marketing para o mercado B2B
Quando falamos sobre o Marketing Digital, o grande desafio é descobrir de que forma podemos mensurar e mostrar resultados relevantes aos clientes. Segundo uma pesquisa realizada, em parceria, pela Opinionbox, MétricaBoss e BuscarID, com profissionais da área e publicada no Panorama do Marketing de Dados 2022, 58% dos entrevistados alegam que o maior desafio frente aos dados é o fato de não saberem quais métricas precisam utilizar ou de que forma devem interpretá-las.
É aí que percebemos o quão importante é ter uma estratégia de Marketing Digital bem definida, pois somente entendendo quais metas desejamos alcançar, saberemos como direcionar os nossos esforços na direção desejada e também como mensurá-las.
Descubra como definir as suas metas, aqui!
A metodologia Effective Marketing é focada em resultados e compreende as seguintes etapas:
- Ready to Go!: é o primeiro passo do projeto, com foco em planejamento, além da coleta de dados e informações sobre o negócio.
- Set The Course: é a definição das metas, por meio da criação de OKRs e da metodologia 5W2H.
- The Journey: é o momento de colocar o plano de ação para rodar.
- Flight Control: é a mensuração constante, que nos permite entender se estamos no caminho certo, com análise de dados para a tomada de decisões, bem como sugestões de otimização das estratégias.
Como analisar os dados e apresentar os resultados?
Uma técnica bastante utilizada é o modelo de storytelling que apresenta os dados em 3 atos:
- Situação: momento atual que a empresa se encontra, a partir dos dados;
- Complicação: é a hora de fazer a recomendação profissional;
- Resolução: apresentar uma ação a ser realizada.
No momento de fazer a apresentação, você precisa se comunicar de uma forma que a informação seja facilmente compreendida. Por isso, você precisa responder às seguintes questões para sustentar sua recomendação: “O quê?”, “Por que?”, e “Como?”.
- “O quê” responde à pergunta: o que precisa ser feito?
- “Por que” responde à pergunta: por que precisamos fazer?
- “Como” revela descobertas sobre o processo e responde à pergunta: como faremos?
Um dashboard para cada público
Reuniões com C-levels, por exemplo, tendem a ser mais rápidas e urgentes, então dashboards mais estratégicos e com big numbers fazem mais sentido para este público. O mesmo se aplica a gerentes, a coordenadores ou à equipe do dia a dia. Por isso, separamos os dashboards em 3 tipos:
Estratégico
- Perfeito para média e alta gerência.
- Com informações mais pertinentes e agregadas.
- Sem excesso de detalhes.
Tático ou analítico
- Ideal para gerentes e coordenadores.
- Com contexto maior para comparações.
- Números maiores de seletores e links.
- Indicadores mais granulares.
Operacional
- Essencial para uso no dia a dia pela equipe envolvida.
- Inclui dados referentes à operação da empresa.
- Usado para análise de desempenho de processos.
- Formato mais dinâmico.
É importante ter em mente que o objetivo do dashboard é a visualização de dados de forma clara e estratégica, garantindo que os envolvidos possam visualizar se os resultados buscados estão sendo alcançados, ou se a estratégia ou as ações estão sendo efetivas.
Como disse Peter Sondergaard, VP da Gartner: “A informação é o petróleo do século XXI e a análise é o motor de combustão”, o que exemplifica a importância de compreender os dados captados e colocá-los em exibição nos dashboards para que a tomada de decisão seja mais assertiva. Se a análise dos dados é o motor de combustão, os dashboards esclarecem e as recomendações impulsionam os resultados.
É preocupante, portanto, o resultado da pesquisa do Seagate Rethink Data Survey, que mostra que 44% dos dados relevantes não são capturados, enquanto cerca de 24% são capturados mas não utilizados pela equipe responsável e apenas 32% são capturados e, de fato, utilizados em relatórios e dashboards.
Se essa pesquisa nos mostra algo, é que ter um dashboard não é suficiente, pois é aí que entra a parte mais difícil: contar a história. Dashboards são histórias relatadas por meio da visualização de dados que mostram se você está no caminho certo ou não. Mas os dados não falam por si só: é necessário uma pessoa para interpretar essas informações, para entendê-las, para transmitir a história.
E é apenas sabendo contar a história que se torna possível interpretar os dados, propor melhorias, apresentar ao cliente e, posteriormente, otimizar e aperfeiçoar a estratégia em busca dos resultados tão desejados.
Tenha mais resultados com a sua agência digital!
Gostou?
Venha conhecer mais sobre a BRSA
A BRSA – Branding and Sales é uma consultoria estratégica de Marketing e Comunicação, com 13 anos de experiência no mercado. Nosso propósito é aumentar a efetividade comercial de empresas de tecnologia e inovação que atuam no mercado B2B.
Para isso utilizamos a nossa metodologia Effective Marketing, que se baseia em ciclos curtos de crescimento para definir as ações ideais, a fim de aumentar a exposição e a credibilidade da sua marca.
Se você trabalha em uma empresa de TI, no B2B, e está procurando uma agência de Marketing Digital que seja parceira e ajude a gerar resultados mais efetivos, venha falar conosco!