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Tendências de Marketing Digital para 2024

2024 chega como um divisor de águas para o Marketing Digital, de um lado temos as empresas que ainda estão no processo de transformação digital, e do outro lado, temos as empresas que passaram por essa transformação e buscam maximizar suas ações, tornando-as mais assertivas e efetivas.

Toda empresa, independente do seu porte, deve se consolidar no mercado digital, afinal, não podemos negar que ele veio para ficar e aqueles que melhor se adaptarem e surfarem na onda das tendências, tecnologias e inovações, sairão na frente.

E isso não tem nada a ver com o tamanho da sua equipe de Marketing, tem mais a ver com as escolhas certas, investimento e parceiros ideais como uma boa agência de Marketing Digital que entenda suas necessidades e ofereça não só a execução, mas também desenvolva uma estratégia que entregue os resultados esperados.

Para isso, ter um bom conhecimento em Marketing Digital e se qualificar para tamanha maestria nos negócios, gerando ótimos resultados é o que desejamos à você. Além de um ótimo 2024, é claro!

Vamos lá conhecer quais são as tendências de Marketing Digital para 2024?

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1 – Branding

O Branding é o conjunto de ações que apresentam o posicionamento, propósito e valores da marca. Trabalha a percepção das pessoas em relação a marca e cria conexões baseadas em empatia, ou seja, coloca o cliente no centro de qualquer atividade da empresa, de forma personalizada para que o cliente em potencial possa lembrar da marca no momento de decisão da compra do serviço ou do produto.

Toda empresa, sem exceção, deve trabalhar o Branding e isso não muda em 2024, pelo contrário. A seguir veremos as demais tendências em Marketing Digital e veremos que essa estratégia se conecta com as outras e possui um papel fundamental para que a empresa consiga se diferenciar no mercado e fortalecer sua marca.

2 – Inteligência Artificial (IA)

A grande revolução de 2023 continua brilhando em 2024, com novas ferramentas, novas facilidades e integrações com a nossa rotina, tanto profissional, quanto pessoal. Elas vieram para ficar e o principal foco da IA em 2024 é contribuir na produtividade.

Uma pesquisa realizada pela RD Station, Panorama de Marketing de 2023, mostra que 73% das pessoas que participaram entendem a IA como uma ferramenta de produtividade e é a principal tendência de Marketing para os próximos anos.

Isso significa que as empresas que adotarem, de forma inteligente, o uso das ferramentas de IA podem adquirir um enorme ganho na produtividade nas suas equipes, algo similar a automação de marketing, que também veio para facilitar algumas funções do dia a dia do profissional de Marketing.

Sabemos que atualmente existem inúmeras ferramentas de IA que oferecem diferentes funcionalidades, entretanto, a escolha dessas ferramentas é crucial para que de fato contribuam na produtividade. E para isso, o ideal é que você faça sua escolha a partir das suas atividades diárias, quais poderiam ser feitas com a ajuda da IA?

Aqui na brsa, a IA está integrada com nossas atividades, otimizando nosso tempo para que possamos dedicar nossos esforços aos resultados dos nossos clientes de Marketing Digital e Assessoria de Imprensa.

3 – Inteligência de Dados

Segundo o Gartner, 60% dos investimentos governamentais em IA e análise de dados impactarão diretamente as decisões e resultados operacionais em tempo real e isso promete uma ampla inovação tecnológica no setor de dados.

A inteligência de dados continuará a desempenhar um papel muito importante no Marketing Digital e está diretamente ligada à performance das ações de Marketing Digital, e consequentemente, a equipe de Marketing têm sido cada vez mais cobrada por resultados.

Deste modo, a mensuração e análise recorrente dos dados obtidos é crucial para entender se a estratégia escolhida está alinhada com as metas estabelecidas, assim como as ações que estão sendo executadas, estão contribuindo para o alcance dessas metas.

Outros pontos positivos que a inteligência de dados oferece é o aprimoramento operacional da equipe, otimiza o retorno sobre o investimento (ROI) e identifica oportunidades que ainda não foram exploradas.
Dica: o uso de dashboards e ferramentas, inclusive IA, podem contribuir na extração de informações, análise dos dados e insights.

4 – Marketing Conversacional

O termo Marketing Conversacional vem ganhando destaque nos últimos tempos e entrou nas tendências do Marketing Digital de 2024. Isso significa que os relacionamentos entre cliente em potencial e empresa acontecerão cada vez mais no privado e tudo indica que será pelos famosos chatbots.

As empresas que investirem em conteúdos personalizados (o que veremos mais adiante) e por mensagem direta terão muito mais relevância no mercado e principalmente no momento da tomada de decisão da compra.

Outro ponto positivo sobre os chatbots é a forma revolucionária que a comunicação acontece. Assim como na evolução do Outbound para o Inbound, onde o público-alvo procura a empresa e consome informações sobre ela nos mecanismos de busca, site e redes sociais, o chatbot acontece como um auto atendimento desse consumidor e é feito em tempo real, concedendo todas as informações que ele precisa.

A integração de chatbots proporciona uma experiência personalizada para o consumidor, que contribui para a percepção dele referente a marca. Entretanto, o fator humano deve estar presente, e isso significa que por mais que esse tipo de atendimento esteja sendo feito por um robô, ele precisa ser humanizado, educado e ter uma linguagem clara e objetiva.

Não podemos esquecer que os e-mails e WhatsApp também fazem parte dessa comunicação direta e personalizada, ok?

5 – Conteúdos Humanizados, Criativos e Autorais

O Marketing de Conteúdo é utilizado há tempos para promover uma comunicação direta com o público-alvo e criar relacionamentos. As Trends continuam a crescer em 2024, afinal, são os assuntos do momento que fazem com que esses sejam os assuntos mais pesquisados.

Entretanto, há uma linha tênue entre estar nas Trends e fazer mais do mesmo, onde todos os conteúdos são iguais uns aos outros. 

Construa uma editoria que transmita a mensagem e os valores da sua marca e que correspondam aos interesses do seu público-alvo. Acrescente criatividade, conteúdos autorais, humanizados e não se esqueça de trabalhar diferentes formatos, a partir das possibilidades de cada plataforma social.

Quase uma receita de bolo, mas acredite, não é. Muito do sucesso do conteúdo está ligado ao comportamento do consumidor, análise de dados, experimentação e jornada do consumidor.

O que nos leva para um ponto muito importante. A jornada de compra do mercado B2B não é linear, ela segue um modelo que foge do tradicional e percorre o modelo multicanal. Por isso, a grande aposta aqui e que agrega um diferencial enorme é a diversidade e sincronização desses canais com informações complementares, até que o desfecho dessa jornada seja na conversão do lead.
A RD Station realizou uma pesquisa que apresenta 95 estatísticas sobre as redes sociais, dentre elas, separamos algumas que são bem relevantes para o nosso assunto aqui, veja:

Estatísticas gerais de redes sociais no Brasil

  • 100% afirmaram usar mídias sociais na estratégia de Marketing.
  • No Brasil, são 171,5 milhões de usuários ativos nas redes sociais, 79,9% da população brasileira. Esse número representa um crescimento de 14,3% ou de 21 milhões de usuários de 2021 para 2022.
  • O total de usuários de redes sociais dobrou no Brasil comparado com o número de 2014: saiu de 86 milhões para os mais de 171 milhões atuais.
  • Do total de usuários de redes sociais no Brasil, 45,3% são do gênero masculino e 54,7% são do gênero feminino.
  • No Brasil, passamos em média 3 horas e 49 minutos por dia navegando nas redes sociais. Esse número é 53% maior que a média global.
  • Para 65% dos brasileiros, o principal motivo de usar as redes sociais é para manter contato com amigos e familiares. Na lista dos principais motivos também aparece ler notícias com 57,4% e procurar produtos para comprar, com 46,7%.
  • O público brasileiro está em 2º lugar no ranking de quem utiliza o maior número de redes sociais por mês: são em média 8,4 redes ativas.
  • 61,5% dos usuários de redes sociais no Brasil afirmam que usam as redes para buscar mais informações sobre marcas e produtos.
  • 30,9% dos usuários de internet entre 16 e 64 anos afirmam que a principal razão para usar redes sociais são atividades relacionadas ao seu trabalho. Esse percentual está acima da média global de 22,5%.

Instagram

  • O Instagram possui 1,4 bilhões de usuários ativos na plataforma, sendo a 4ª rede social com mais usuários no mundo, atrás do Facebook, Youtube e WhatsApp. De 2021 para 2022 esse número cresceu 17,9%.
  • Das pessoas que consomem notícias no ambiente online, 17% usam o Instagram para acessá-las.
  • No Brasil, 56,7% dos usuários do Instagram são do gênero feminino e 43,3% são do gênero masculino.
  • Sobre os tipos de conteúdos publicados no Instagram, 56,9% são imagens, 22,1% são vídeos – caminho que a rede quer focar a partir de agora – e 21% são no formato de carrossel.
  • A taxa de engajamento (considerando o total de interações nos posts, como likes e comentários, e dividindo pelo total de seguidores) nos posts do feed vem caindo no Instagram desde 2019, considerando os formatos de imagem única, carrossel e vídeo (excluindo reels e IGTV): 44% de queda 2021 vs 2019. Em 2019 a média era de 5,16%, ao final de 2021 caiu para 2,88%.

LinkedIn

  • Mais de 90% consideram o Instagram a rede mais relevante, entretanto, quando o assunto é o mercado B2B, temos o LinkedIn como protagonista na estratégia digital.
  • Conhecida como a maior rede profissional do mundo, o LinkedIn já possui 850 milhões de usuários no mundo.
  • Das pessoas que consomem notícias no ambiente online, 4% usam o LinkedIn para acessá-las.
  • No Brasil, 52,1% dos usuários ativos no Linkedin são do gênero masculino e 47,9% são do gênero feminino.
  • 42% dos profissionais de Marketing que já investiram no LinkedIn em 2021 indicaram que irão manter o mesmo nível de investimento em 2022, enquanto que 34% indicaram que irão aumentar os investimentos.

6 – Social Selling

Social Selling é uma prática que tem se consolidado no mercado B2B e vem como uma tendência para 2024. Aliada a outras estratégias como o Marketing Conversacional que estimula o cliente em potencial a entrar em contato com a empresa por meio de um dos canais de comunicação, levando a oportunidades incríveis para as empresas que apostarem nessa tendência.

7 – Account-Based Marketing (ABM)

O Account-Based Marketing (ABM) é a grande aposta para empresas que atuam no B2B por oferecer uma abordagem baseada em contas específicas a serem impactadas, as equipes de Marketing e Vendas selecionam o perfil ideal desse cliente e promovem ações para engajar essas contas que possuem altas taxas de fechamento de negócio.

A estratégia de ABM apresenta vantagens como:

  • Alinhamento entre Marketing e Vendas: as equipes operam em conjunto e isso proporciona uma estratégia e abordagem mais assertiva.
  • Personalização: a personalização ocorre em todos os pontos de contato das contas selecionadas, aumentando a satisfação do cliente e agregando valor, o que contribui no ciclo de venda.
  • Aceleração do ciclo de venda: o ABM acelera as negociações justamente por atuar nas etapas finais da jornada de compra (engajamento e decisão).
  • Expansão: por se tratar de uma estratégia de longo prazo, o ABM constrói e expande relacionamentos, uma forma de reter clientes e gerar oportunidades de conversão com o tempo, além de proporcionar referências para novos clientes. 
  • Mensuração precisa do ROI: por trabalhar contas específicas, o ABM auxilia no monitoramento do ROI e apresenta quais clientes são mais rentáveis.
  • Entre outras

A eficácia do ABM reside na sua capacidade de alinhar as estratégias de marketing com as necessidades individuais de cada cliente, resultando em uma maior eficiência e eficácia das campanhas. Isso não só aumenta a probabilidade de conversão, mas também fortalece as relações com clientes importantes. Ao adotar o ABM, as empresas podem oferecer soluções mais relevantes e personalizadas, destacando-se em um mercado cada vez mais competitivo.

Segundo dados da sexta edição do State of Marketing, 89% dos marketers B2B contam com um programa de ABM atualmente. Entre os que apresentam melhores resultados, 18% do orçamento de marketing é dedicado a essa estratégia.

8 – Inbound Marketing

O tradicional Inbound Marketing continua sendo uma estratégia efetiva e eficaz para as necessidades da maioria das empresas, dividindo espaço apenas com a estratégia de ABM.

Para meio entendedor, o Inbound Marketing consiste em projetar todas as suas ações nas etapas do funil de vendas, focado em atrair, converter e encantar clientes. Ele utiliza as mais diferentes composições estratégicas como marketing de conteúdo, SEO, redes sociais, site, e-mail marketing, anúncios, entre outros.

Suas vantagens são:

  • Encontrar o público certo;
  • Aproximação com os clientes;
  • Maior poder de persuasão;
  • Ciclo de vendas mais curto;
  • Diminuição de custos;
  • Mensuração de resultados em tempo real;
  • Ticket médio maior.

Acompanhar e implementar as tendências de Marketing Digital é essencial para a saúde da empresa e suas estratégias de negócios.

É hora de dar o próximo passo na sua estratégia de Marketing Digital

Para que você consiga colocar em prática suas ações de Marketing Digital e estar por dentro das principais tendências de 2024, alcançando resultados promissores, é preciso contar com o apoio de uma agência que seja especialista no assunto.Desta forma, você consegue maximizar os esforços da sua equipe.

Além de contribuir na execução das atividades diárias do Marketing, a brsa propõem ações que sejam estratégicas para contribuir no resultado final desejado pela empresa.

💡 Se a sua empresa for de Tecnologia e Inovação e atua no mercado B2B, entre em contato com um dos nossos especialistas e conheça as nossas soluções!

Sua empresa ainda pode unir as estratégias de Marketing Digital e Assessoria de Imprensa para potencializar os resultados, ter presença de mercado e obter crescimento acelerando o ciclo de vendas. Seria incrível, não é mesmo?

Isso só é possível com a brsa!

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