As empresas que utilizam o E-mail Marketing sabem que esse canal de comunicação é essencial para interagir e engajar seus leads, assim como seus clientes.
Entretanto, esse meio de comunicação deve ser utilizado de forma estratégica para apresentar resultados relevantes como boas taxas de entrega, abertura e clique.
É sobre isso que falaremos a seguir, as 12 estratégias de E-mail Marketing que geram resultados, para que você possa otimizar suas campanhas e obter melhores resultados.
Ah, e se você ainda não investe recursos neste canal, não se preocupe. Nós podemos te ajudar!
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Agora, veja algumas dicas que preparamos para você:
1 – Base de leads
A base de leads é construída a partir de ações de Marketing que vão atrair clientes em potencial e convertê-los em leads, formando assim, sua base de e-mails.
Para que a base de leads possa ser usada de forma estratégica, é importante que o perfil do lead tenha informações como:
- Nome do lead
- E-mail do lead
- Cargo (se são tomadores de decisão ou não)
- Nome da empresa
- Segmento da empresa
- Porte da empresa (número de colaboradores)
- Origem do lead (de onde ele veio, onde ele foi convertido)
Atualmente, as empresas podem contar com ferramentas que disponibilizam toda a estrutura necessária para E-mail Marketing e o uso dessas ferramentas se torna indispensável para a estratégia.
2 – Segmentação
O próximo passo, após a conversão do lead, é a segmentação para poder identificar qual é a abordagem e a comunicação ideal para aquele grupo de leads, aumentando a qualidade do e-mail e sendo assertivo na mensagem, garantindo melhores resultados nas taxas de abertura e clique, além de nutrir o lead em sua jornada de compra.
O objetivo dessa etapa é focar no comportamento do lead e usar as informações para compor as próximas comunicações que serão enviadas para leads que possuem o mesmo comportamento.
Agora que você já sabe como segmentar seus leads, chega o momento de efetivamente nutri-los com conteúdos conforme seus estágios dentro do funil. E para isto, separamos algumas dicas que você poderá utilizar. Clique aqui para acessar.
3 – Régua ou cadência de e-mails
Gerar resultados com uma régua ou cadência de e-mails envolve um processo estruturado para atingir metas específicas, o que significa que a qualidade do conteúdo, do direcionamento adequado e do acompanhamento meticuloso, fazem toda a diferença.
Outro ponto é a automação de marketing para conduzir o lead do ponto A ao ponto B até se tornar um SAL (Lead Aceito por Vendas, do inglês Sales Accepted Lead) ou SQL (Lead Qualificado por Vendas, do inglês Sales Qualified Lead).
Ou seja, precisamos entender o momento que o lead se encontra, em relação a jornada de compra, e aplicar as interações corretas para movimentá-lo até o outro estágio de consciência. Neste momento, notamos a importância de transformar a automação de marketing em uma experiência interessante, para que possamos chamar a atenção dessa pessoa.
4 – Assunto do e-mail
O assunto é a primeira coisa que o destinatário vê. Um assunto atraente e relevante pode chamar a atenção e incentivar a abertura do e-mail.
Aqui estão algumas razões pelas quais um assunto de e-mail bem pensado é essencial para alcançar resultados incríveis:
- Comunicar o conteúdo: um assunto bem estruturado deve retomar o conteúdo do e-mail de forma clara e concisa. Isso ajuda o destinatário a entender o que esperar do e-mail, economizando tempo e evitando confusões.
- Aumenta a taxa de abertura: um assunto convincente e intrigante pode aumentar a taxa de abertura de seus e-mails. Quando as pessoas veem um assunto interessante, são mais propensas a clicar e ler o e-mail.
- Melhorar a organização: assuntos bem estruturados facilitam a organização das mensagens na caixa de entrada. Isso é útil tanto para o encaminhamento quanto para o destinatário, pois ajuda a localizar e categorizar os e-mails com eficiência.
- Reduza o risco de spam: assuntos vagos, promocionais ou enganosos podem fazer com que os e-mails sejam marcados como spam.
- Transmitir profissionalismo: um assunto bem elaborado demonstra que você se preocupa com a comunicação e é profissional. Pode ajudar a estabelecer uma imagem de renovação e confiabilidade.
5 – Conteúdo do e-mail
Gerar conteúdo para e-mails requer atenção à qualidade, relevância e estratégia de Marketing.
- Defina seus objetivos: antes de começar a escrever, saiba qual é o objetivo do seu e-mail. Você quer informar, educar, promover um produto ou serviço, envolver os assinantes, etc.?
- Conheça sua audiência: entenda quem são seus assinantes e o que os interessa. Crie personas de compradores para direcionar suas mensagens de forma mais eficaz.
- Personalize o conteúdo: utilize o nome do destinatário, segmentação com base em seu comportamento anterior e escolhido para personalizar o conteúdo do e-mail.
- Estrutura do e-mail: organize o e-mail de forma clara, com um título, introdução, corpo principal e uma chamada à ação (CTA). Use parágrafos curtos e listas com marcadores para facilitar a leitura.
- Conteúdo de valor: forneça informações úteis e valiosas para seus assinantes. Isso pode incluir dicas, notícias, tutoriais, depoimentos, estudos de caso, entre outros.
6 – Chamada à ação (CTA)
Inclua um CTA claro e direto que incentiva os leitores a realizar uma ação específica, como fazer uma compra, publicar um boletim informativo, agendar uma demonstração.
7 – Layout
Certifique-se de que o design do e-mail seja atraente e responsivo (adequado para visualização em dispositivos móveis). Use imagens, gráficos e cores de forma equilibrada.
8 – Personalização dinâmica
Use uma personalização dinâmica para exibir conteúdo diferente com base no comportamento do planejado ou em dados demográficos.
9 – Testes A/B
Realize testes A/B para determinar quais elementos, como o texto do CTA, o design ou o horário de envio, funcionam melhor com sua audiência.
10 – Seja conciso e direto
Evite e-mails longos e confusos. Seja direto e vá direto ao ponto.
11 – Evite o excesso de vendas
Não transforme todos os seus e-mails em mensagens de vendas. Forneça valor em primeiro lugar e, ocasionalmente, promova produtos ou serviços.
12 – Prova social
Inclui depoimentos ou estudos de caso que mostram como outras pessoas se beneficiam do que você está oferecendo.
Conclusão das estratégias de E-mail Marketing que geram resultados
A estratégia de E-mail Marketing, campanhas e automações são fundamentais para nutrir os leads convertidos com foco nos principais objetivos da campanha e com as dicas acima, você conseguirá formatar E-mails Marketing efetivos, aumentando as chances de sucesso e ótimas taxas de entrega, abertura e clique.
Recentemente, realizamos uma pesquisa que aponta as principais tendências de Marketing Digital para 2024 e identificamos que a estratégia de e-mail marketing continua sendo um ponto principal dentro do Marketing Digital.
Ter uma agência especializada no segmento e que pode te apresentar soluções que vão ao encontro das tendências e necessidades do mercado é o melhor caminho para o sucesso!
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