Tendências 2021: o que esperar de comunicação e marketing

A BRSA mapeou as principais tendências de comunicação e marketing para ficar de olho em 2021. Veja abaixo as projeções para a gestão de marca, relacionamento com o público e imprensa, geração de leads e automação de marketing digital.
Tendências em 2021 em comunicação e Marketing
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp

A pandemia da covid-19 colocou o mundo em uma espiral de incertezas. Sociedade e o mundo dos negócios foram afetados e vários setores da economia sofreram para se adaptarem ao novo cenário.  

Também colocou uma pressão ainda maior nas diferentes formas que as marcas se relacionam com o seu público. A relevância de estar sempre alta 🔝 na mídia mídia e de estreitar o relacionamento com o consumidor nunca foram tarefas fáceis, mas ganharam contornos mais dramáticos em 2020.

E você deve ter notado que por conta dessa pressão, as ações de comunicação que fortalecem o Branding (imagem, reputação e relacionamento entre marcas e suas audiências) e Sales (vendas) tiveram que encontrar novos caminhos para dar suporte necessário às estratégias comerciais das empresas e, essencialmente, para sobreviverem à crise.   

Para superar o desafio de gestão de imagem, os gerentes da área de comunicação e marketing das empresas precisam, mais do que nunca, investir em soluções de RP (ou PR, sigla em inglês de Public Relations) como uma ferramenta efetiva e importante para construção de imagem e reputação perante a opinião pública. 

E por meio de boas sugestões de pautas, elaboradas pelas Assessorias de Imprensa, é possível manter-se em alta no mercado, mesmo em tempos de crise. Como dizem, quem não é visto não é lembrado!

Se você tem dificuldade de se atualizar sobre as novidades de comunicação e marketing, listo abaixo as principais tendências de PR e Marketing Digital para 2021.  

O que estará em evidência em PR?

Dados e PR

O profissional de PR deverá interpretar dados e ter conhecimento amplo em técnicas de SEO para apoiar as marcas em visibilidade e tráfego, além de saber mensurar resultados além do tradicional engajamento e alcance.

Social brands

Colaborar com o coletivo por meio de ações sociais, sustentáveis e culturais nunca esteve tão em voga. Veremos o avanço do social brands: organizações que buscam o posicionamento de temas como diversidade e inclusão social, e que contam com suporte da equipe de PR.

Brandcasting e Microinfluência

A influência exercida por celebridades foi muito questionada durante a pandemia e as marcas entenderam que elas próprias poderiam ser agentes influenciadores do seu público. Esse movimento, de microinfluenciadores, estará em alta em 2021.

IA e análise preditivas

2021 será o ano da IA em PR. O relacionamento interpessoal com os tomadores de decisão não mudará, mas o uso de análises preditivas podem ajudar as empresas a mapear os conteúdos de maior aderência com os consumidores, além de permitir adotar uma comunicação mais empática e confiável.  

Interação digital

Veremos um número maior de possibilidades para a atividade de PR com o surgimento de novos formatos de comunicação. Para atingir os objetivos do seus clientes, o profissional de PR deverá considerar novas formas de interagir em um contexto mais digital. 

Marketing digital em 2021

Falar de tendências em marketing digital é sempre um cenário de incertezas. Você conseguiu colocar em prática com a sua equipe de marketing o que era previsto para ser sensação em 2020? Acredito que não. Muitas das previsões para este ano foram frustradas por conta da pandemia.

Você deve ter ouvido que seria um diferencial para as empresas melhorar os resultados por meio da automação do marketing. É razoável acreditar que a pandemia trouxe outras prioridades e, por conta disso, conhecer as melhores ferramentas de automação ficou para segundo plano. Mas quem sabe chegou a hora de colocar em prática. 

Por isso, as companhias não podem se posicionar de forma estagnada. É preciso ser resiliente! O importante é estar em dia com as projeções da área e se preparar para fazer os ajustes. Veja abaixo algumas das tendências do marketing digital em 2021. 

Pesquisa de voz

Um estudo da ComScore aponta que 50% das buscas na internet em 2020 viriam da pesquisa de voz. O conforto e agilidade ditam moda. Já o teclado de smartphones e tablets estão sendo cada vez mais abandonados. 

Esses dados só revelam o avanço da utilização desse recurso e acreditamos que será fundamental em 2021. 

Alto nível de personalização

estratégias cada vez mais nichadas tendem a ter resultados mais expressivos. Veremos, com maior frequência, que os altos investimentos em inteligência artificial e machine learning vão impulsionar o atendimento ao cliente, de forma personalizada e assertiva.

Podcasts

Segundo dados do Spotify, o consumo do podcast mais que dobrou em 2020. As medidas de isolamento social podem ter colaborado para esse crescimento.

Os podcasts são uma maneira conveniente para os consumidores obterem informações em qualquer momento do dia, enquanto treinam, cozinham ou até durante o trabalho. Sem esquecer do toque pessoal e autêntico do conteúdo sonoro. 

Usar podcasts em suas estratégias de marketing digital representa estreitar o relacionamento entre marca e cliente, além de expandir sua presença no universo digital. Investir em podcasts é uma dica para quem quer ser mais efetivo no marketing digital. 

5G e alta velocidade

De acordo com as previsões da Deloitte, feita no ano passado, o 5G é a tendência de maior impacto em toda indústria de telecomunicações para os próximos anos. 

À medida que ficamos mais próximos da alta velocidade com o 5G, veremos o surgimento de muitos recursos criativos e ferramentas já em expansão, como os vídeos. Pesquisa da consultoria eMarketer, aponta que os gastos com publicidade em vídeo vão crescer 44% em 2021. 

O 5G vai expandir a experiência digital para outro patamar, com interações mais ricas, imersivas e envolventes em compras virtuais, streaming ao vivo em vários canais e experiências mais personalizadas.

Inclusão e diversidade

Campanhas que reproduzem estereótipos, que limitam padrões e comportamentos, e, pior, que fazem a escolha pela polêmica para apenas chamar atenção. Você deve estar cansado de ouvir debates nas redes sociais sobre isso, não é? 

Pois é, o ecossistema digital, cada vez mais, está intolerante com marcas que não rezam a cartilha de uma sociedade mais diversa e inclusiva. 

Dica: não há espaço para reprodução de conteúdos estereotipados e preconceituosos. É sinal de crise! 

Diversidade e inovação já andam de mãos dadas no mundo dos negócios há um bom tempo. E os gerentes de marketing precisam compreender as transformações sociais e seus impactos nas redes. 

Mercado de mídia, o que vem por aí?

Mas diante do que vimos acontecer em 2020 em relação às ações de marketing digital, é possível dizer que as tarefas de entregar melhores resultados e entender o comportamento da audiência serão ainda mais desafiadoras em 2021. 

Pensando em apoiar  os profissionais de marketing para lidar com um cenário de incertezas, a consultoria Kantar desenvolveu o relatório Tendências e Previsões 2021 da mídia para 2021 e compartilho um resumo da pesquisa com você.

Social Commerce

Chegou a era da integração entre e-commerce e redes sociais, que influenciarão os consumidores em todo o funil de vendas, guiando-os para uma presença omnichannel mais eficiente. As marcas precisam repensar as suas estratégias D2C (Direct to Consumer) para integrar influenciadores e plataformas baseadas na comunidade.

Cookies resistentes

Ainda de acordo com o estudo da Kantar, os gastos com anúncios digitais crescem à medida que se aproxima o fim dos cookies de terceiros. Os anunciantes irão migrar para a medição híbrida da eficácia do anúncio, combinando integração direta compatível com privacidade, modelagem probabilística e analítica para obter uma visão global das campanhas.

Democratizando os dados

Os dados da mídia estão sendo usados ​​e compartilhados de forma mais sistemático dentro das organizações. 

Os profissionais de mídia precisam de acesso a conjuntos de dados mais amplos para melhorar a tomada de decisão e identificação de oportunidades, enquanto as plataformas de dados devem ser de código aberto para que as marcas possam ter integração com várias plataformas de parceiros programáticos.

Contexto criativo no centro das atenções

Buscando a diferenciação, anunciantes e agências irão acelerar sua adoção dos mais recentes canais e formatos de mídia. Os criadores de conteúdo devem concentrar seus esforços nas plataformas que oferecem o melhor valor para eles. Os vídeos ganharão relevância ainda maior.

Acompanhe a BRSA – Branding and Sales no Canal do Youtube e acesse os nossos vídeos sobre case de sucesso e growth hacking. 

Assinante-Boomerangue

Aquele que vai e volta entre as diversas plataformas de subscrição de conteúdo que consome. Esse consumidor tem uma relação com as assinaturas de vídeo sob demanda cada vez mais intercambiáveis, levando a guerra do streaming a um novo nível. 

Por isso, espera-se que os produtores de conteúdo ocupem o centro das atenções para atrair novos clientes; a colaboração é essencial para o sucesso a longo prazo. 

Audiência no streaming

O público consumidor de streaming aumentou significativamente durante a pandemia. É necessário compreender a sobreposição e integração entre plataformas de streaming, e como as moedas de negociações de mídia devem refletir a totalidade do comportamento do público. 

Considerações Finais: tendências de Comunicação e Marketing em 2021

Todas essas tendências estarão em evidência em 2021, fique de olho de olho nelas. Mas não termina aí.

Além de se guiar pelo mantra de estar em sintonia com o mercado, você também terá como benefício ser mais efetivo com a suas estratégias de comunicação e marketing.

Vejo também como uma oportunidade todos os modelos tradicionais de comunicação e relacionamento da sua empresa para criar um novo mindset de trabalho.

Gostou do nosso artigo sobre tendências de comunicação e marketing? Então, assine nossa newsletter e fique por dentro de tudo que será tendência no próximo ano e que vai lhe ajudar na sua estratégia de negócio.   

Receba novos conteúdos sobre Marketing Efetivo.

Cadastre-se na nossa newsletter:

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.

Compartilhe este artigo:

Compartilhar no linkedin
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp

Continue lendo outros artigos sobre :

Que bom ter você com a gente!

Antes de enviar ê novos conteúdos, queremos entender como podemos ajudar você.

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.