A Black Friday 2020 continua sendo alvo da cobertura dos veículos de comunicação. Um assunto que chamou a atenção da imprensa durante o evento deste ano foi o monitoramento dos prejuízos causados por instabilidades nos e-commerces, feito pela Sofist.
A Sofist identificou que a lentidão e a instabilidade dos e-commerces durante a Black Friday e a Cyber Monday custou ao varejo online brasileiro ao menos R$ 48,7 milhões. Este ano, a empresa acompanhou 105 lojas virtuais e, das 105 lojas monitoradas, 75 impediram o consumidor de navegar e de realizar suas compras em algum momento no período da Black Friday até a Cyber Monday, resultando em mais de 15 horas de indisponibilidade.
Black Friday 2020: estratégia de divulgação
A BRSA – Branding and Sales elaborou uma estratégia de assessoria de imprensa para a divulgação deste monitoramento dividida em duas etapas: a primeira, que considerou as 12 primeiras horas do evento e a segunda, considerou os 4 dias, da noite da quinta-feira, antes da Black Friday até o final da segunda (Cyber Monday).
Com o desenho dos veículos e jornalistas interessados no estudo, a BRSA pode ser assertiva na sua estratégia de divulgação e conseguiu alcançar bons resultados com publicações e entrevistas em veículos Tier I.
Resultados
No dia 27 de novembro, o estudo foi publicado pelo Valor Econômico e pela CNN Brasil. No dia seguinte, o Valor Econômico também destacou o estudo na versão impressa e, na segunda-feira (29), citou o relatório em mais uma matéria. Além disso, tivemos uma divulgação na Revista Varejo Brasil.
Na terça-feira pós Black Friday, após concluir o resultado do estudo que abrangeu também a Cyber Monday, continuamos a divulgação. Tivemos como resultado uma entrevista para a Revista Veja e também, para o portal da No Varejo/Consumidor Moderno. Além disso, tivemos divulgações na Época Negócios e em portais como E-commerce Brasil e novamente, na Revista Varejo Brasil.
Com esses resultados, tivemos um total de 8 divulgações em veículos Tier 1 para a empresa.
Sobre a Sofist
A Sofist é uma consultoria ultraespecializada em qualidade de software. Suas soluções dão aos seus parceiros o suporte necessário para que eles empreguem iniciativas digitais com confiança e velocidade, possibilitando evitar que pressões por evoluções técnicas prejudiquem a experiência do usuário. A Sofist está há 12 anos no mercado e atende empresas como Magazine Luiza, iFood, Whirlpool, Itaú, Via Varejo, Grupo Movile e Mercado Bitcoin.