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Qual é a diferença entre uma agência e uma consultoria de marketing digital?
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Qual é a diferença entre uma agência e uma consultoria de marketing digital?

O que você vai ver nesse artigo:

Quando você percebe que precisa de ajuda especializada para obter melhores resultados com marketing, chega às suas mãos uma questão importante: qual tipo de ajuda seria ideal para sua situação?

Talvez você não saiba, mas existem diferentes alternativas. A maioria dos gestores de empresas é familiarizado com a atuação das agências. Porém, você precisa conhecer também a consultoria de marketing digital.

É sobre estes dois tipos de serviços e, claro, suas diferenças que vamos falar no post de hoje. Então, vamos começar!

A agência de marketing

Uma agência de marketing oferece uma gama vasta de serviços. Você pode contratar uma agência que vai fazer o design do seu website, produzir material gráfico (como cartazes, anúncios em revistas, etc), gerenciar campanhas de anúncios online, produzir conteúdo, entre outras atividades que são genericamente incluídas sob o título de “marketing”. É claro que, para atender a tantas demandas diferentes, a agência conta com uma equipe própria maior ou, em certos casos, re-terceiriza o trabalho.

A agência adota uma abordagem que tira das mãos da sua empresa, até o ponto em que você permitir, toda a execução do projeto de marketing. Assim, você pode levar uma ideia ou solicitação até a agência e só receber depois os resultados para aprovação. Em geral, o cliente não participa (e, frequentemente, nem acompanha) o processo que levou até esses resultados.

Outro aspecto extremamente importante do trabalho de uma agência é você a contrata para realizar uma atividade, mas não necessariamente para trazer um resultado. Imagine que você solicita uma reformulação da página do Facebook da sua empresa. Vai receber uma página com novas imagens, esquema de cores, botões, informações atualizadas e otimizadas; porém, não saberá qual é o impacto real dessas mudanças na geração de leads qualificados por meio da rede social (a menos, é claro, que você mesmo investigue essa informação).

Finalmente, o último ponto que queremos destacar é que, trabalhando com uma agência, várias pessoas vão colocar as mãos em seu projeto; porém, você só vai ter contato com uma delas, que servirá como intermediário de toda a comunicação.

A consultoria de marketing digital

A consultoria tende a ser mais focada em uma atividade específica de marketing — por exemplo, em automação de campanhas de e-mail marketing, em ads, conteúdo e/ou analytics (análise de dados). Por esse motivo, e pela própria natureza do trabalho, que é muito mais pessoal entre o consultor e seus clientes, uma consultoria pode ser composta de apenas um profissional, ou uma equipe bem enxuta.

Só para você ter uma ideia, grandes consultorias estão implementando seus braços digitais, como a Accenture Digital, Deloitte e McKinsey. Segundo Leonardo Cid Ferreira, fundador e CEO da AD.Dialeto (agência de performance comprada pela Accenture), o que motivou a venda da agência foi o entendimento tecnológico da Accenture:

“As empresas estão querendo se transformar, mas não têm parceiros que as atendam diretamente com soluções de transformação digital. Queremos nos aproximar do CMO e, para isso, é preciso ter uma abordagem de marketing holística.”

É claro que o consultor ainda pode estabelecer parcerias com outros prestadores de serviço. No entanto, esses parceiros são indicados ao cliente, que pode contratá-los separadamente, se desejar. Em outras palavras, não há vinculação dos serviços.

A consultoria em marketing adota uma abordagem colaborativa. Isso significa que, quando você apresentar uma solicitação, o consultor vai trabalhar junto com você para chegar ao resultado desejado. Você acompanha todo o processo, pois a consultoria não tem a intenção de ser um serviço prestado eternamente. No momento em que você entender os mecanismos que estão por trás daquela atividade de marketing, poderá dar continuidade de maneira autônoma. Para construir essa autonomia, você deve ser ativo na realização dos projetos fechados com o consultor.

Não podemos deixar de mencionar o caráter focado em resultados da consultoria. Vamos aplicar o mesmo exemplo que usamos para explicar como as agências são voltadas para a atividade: você quer uma reformulação da página do Facebook da sua empresa. No caso da consultoria, você pode esperar um relatório de como as mudanças realizadas afetaram a geração de leads.

Além disso, se o relatório demonstrar que a meta estabelecida não for atingida, isso significa que o trabalho não acabou ainda. Novos ajustes poderão ser feitos, ou talvez você e o consultor concluam, juntos, que alterar o visual da página não vai trazer o efeito esperado.

É por isso que, no trabalho do consultor, KPIs e métricas ocupam um papel importante.

Esses números vão trazer a comprovação necessária de que os processos estão sendo conduzidos adequadamente. Afinal de contas, quando você contrata uma consultoria de marketing digital, sabe que processos, atividades e resultados serão tratados com igual atenção. Em outras palavras: as atividades solicitadas são executadas com qualidade e eficiência; os processos adotados para essa execução são analisados para máxima otimização; e, ao final, para que o projeto possa realmente ser considerado bem-sucedido, os objetivos precisam ser convertidos em resultados concretos.

Para concluir, trabalhando com uma consultoria de marketing digital, você terá menos pessoas lidando com seu projeto; como já dissemos, porque a consultoria tem um foco mais específico, ela pode ser desenvolvida por um único profissional. Assim, você terá contato direto com a pessoa que está conduzindo o serviço. É claro que isso significa que você terá menos problemas causados por falhas de comunicação.

Qual serviço escolher?

Você viu quais são as principais características que diferenciam uma agência e uma consultoria de marketing digital. Agora, é hora de responder: qual delas escolher?

Em primeiro lugar, é importante reforçar que os pontos elaborados aqui formam uma visão geral das duas categorias de serviços. É claro que vocês podem encontrar casos de agências e consultorias que fogem desse perfil.

Em segundo lugar, não estamos falando que uma é melhor do que a outra. Porém, as diferenças entre elas fazem com que cada uma seja mais adequada para um certo tipo de situação.

Se você conta com uma equipe interna de marketing que está totalmente no controle das atividades mais estratégicas — planejamento e monitoramento de resultados —, e só precisa de auxílio na execução de atividades “mecânicas”, a agência poderá suprir suas necessidades sem falha. Por outro lado, você precisa de uma consultoria se:

  • tem uma empresa que não conta com setor de marketing;
  • tem uma empresa que ainda está apenas começando a trabalhar com marketing, não tem uma estratégia nem um planejamento definido, e quer acelerar essa etapa;
  • tem uma equipe de marketing que não conta com nenhum profissional sênior;
  • tem dificuldades para realizar o controle, não consegue definir KPIs, não entende como descobrir se suas ações estão trazendo retorno.

Identificou-se com alguma das situações que apresentamos acima? Ótimo; isso significa que você conseguiu responder à pergunta essencial, descobrindo qual é o serviço de que sua empresa realmente necessita.

Se você chegou à conclusão de que é a hora certa para saber mais sobre consultoria de marketing digital, aproveite o momento e entre em contato com a gente!

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