Agência de Marketing B2B
para empresas de TI e Inovação.

Defina as metas e os objetivos de Marketing Digital B2B com este modelo!

Descubra como definimos as metas e os objetivos de Marketing Digital no Effective Marketing, a metodologia da BRSA com 92% de satisfação nas empresas de TI no B2B!

Aumentar o número de conversões de leads em empresas que atuam no setor de Tecnologia e Inovação (TI) do segmento B2B tem sido um desafio, que se multiplica ao pensarmos em leads qualificados. Pensando nisso, gravamos a Live “Marketing B2B mais que efetivo: leads aceitos por Vendas” sobre o assunto, a qual você pode assistir a seguir.

Além de ter uma estratégia de Marketing Digital muito bem-definida, é importante saber quais metas deseja-se alcançar e como mensurá-las, sabendo exatamente o caminho a ser seguido.

Baixe o modelo para definir metas aqui!

É como escreveu Lewis Carroll, no livro Alice no País das Maravilhas: “se você não sabe para onde ir, qualquer caminho serve”. E, para a maioria das empresas, saber a direção é o primeiro passo na jornada rumo ao sucesso.

Definição dos objetivos de Marketing Digital B2B: Agência x Cliente

Uma boa estratégia de Marketing começa com o entendimento sobre qual é o problema a ser resolvido, que você pode conferir com mais detalhes em nosso artigo Como fazer planejamento estratégico de Marketing no B2B?, para, somente então, saber qual é o melhor caminho a seguir.

Definida a direção a ser seguida, passamos para a etapa de definição das metas. E aqui vale ressaltar que: de nada adianta contratar uma agência para ajudar com o Marketing Digital se não houver um alinhamento claro dos objetivos e KPIs (Indicadores-chave de Desempenho, do inglês Key Performance Indicators), os quais ajudam a mensurar o sucesso de uma organização, de uma determinada estratégia ou campanha.

Tenha mais resultados com a sua agência digital!

Segundo a pesquisa Panorama do Marketing de Dados 2022, realizada por Opinionbox, MétricaBoss e BuscarID com profissionais de Marketing, 58% deles alegam que o maior desafio com os dados é não saber quais métricas utilizar ou como interpretá-los.

Então, além de alinhar as metas e os KPIs, é imprescindível saber analisar os resultados obtidos.

Effective Marketing: a metodologia da BRSA com 92% de satisfação!

Esta metodologia, focada em resultados, compreende 4 etapas a serem seguidas:

brsa | completa para o seu resultado - Defina as metas e os objetivos de Marketing Digital B2B com este modelo!

  • 1. Ready to Go!: etapa de planejamento, coleta de dados e informações sobre o negócio.
  • 2. Set The Course: momento de definir as metas a partir de OKR e de um plano de ação definido a partir da metodologia 5W2H.
  • 3. The Journey: hora de colocar o plano de ação para rodar.
  • 4. Flight Control: mensuração constante, que mostra se estamos no caminho certo.


Conheça o Effective Marketing

Set The Course: qual caminho devo seguir?

Sim, é na 2ª etapa do Effective Marketing, chamada de Set The Course, que definimos o caminho a ser seguido e também quais metas e KPIs iremos mensurar no decorrer do processo. É sobre esta fase que vamos nos concentrar neste artigo.

Modelos de gestão OKR e 5W2H

O Set The Course é formado por dois modelos de gestão: o OKR e o 5W2H.

OKR

brsa | completa para o seu resultado - Defina as metas e os objetivos de Marketing Digital B2B com este modelo!


O modelo OKR (Objetivos e Resultados-chave, do inglês Objectives and Key Results) teve início em 1954, quando Peter Drucker inventou o MBO (Administração por Objetivos, do inglês Management By Objectives). Mas foi apenas em 1968 que Andy Groove, co-fundador da Intel, aperfeiçoou o MBO, criando o modelo OKR da maneira que conhecemos atualmente.

Em 1974, John Doerr juntou-se à Intel, onde aprendeu o método. E, em 1999, tornou-se investidor do Google, apresentando a OKR aos fundadores Larry Page e Sergey Brin, que foram os responsáveis pela implementação do modelo, que vigora até os dias de hoje.

No modelo de gestão OKR definimos um objetivo e mais de 3 a 4 resultados-chave, juntamente com as iniciativas necessárias para alcançar esses resultados.

O principal benefício da utilização desse estilo de gestão é o fato de conseguirmos colocar o foco no que realmente importa, o que auxilia na conquista de resultados significativos.

Neste caso, o alinhamento entre Marketing, Vendas e a agência de Comunicação é o que leva à construção de um retorno mais consistente.

5W2H

O modelo 5W2H tem como foco o planejamento, definindo quais iniciativas serão necessárias para alcançar determinado objetivo. Ele também direciona todas as ações imprescindíveis para o desenvolvimento do projeto.
Para a aplicação dessa metodologia, respondemos às seguintes perguntas:

  • What: o que será feito?
  • Why: por que será feito?
  • Where: onde será feito?
  • Who: quem irá fazer, ou seja, quem será o responsável?
  • How: como será feito (método)?
  • How much: quanto irá custar?

Ao responder essas perguntas, consolidamos o planejamento, possibilitando a idealização das estratégias.

Lembrando que na BRSA o planejamento é trimestral, para que seja possível realizar os ajustes de rota, assim como as análises de melhorias e a aplicação de novas ações em um tempo menor, a fim de aumentar as chances de sucesso em cada projeto.

Faça o download, gratuitamente, do modelo do Set The Course

O preenchimento de um documento que compreende o Set The Course norteia o caminho a ser seguido durante o projeto. Você pode fazer o download do modelo dessa etapa, no link abaixo, para auxiliá-lo na definição das metas e na conquista de resultados mais efetivos.


Baixe o modelo do Set The Course

Nele indicamos o cliente em questão, definimos qual equipe estará diretamente envolvida nas atividades, e o ponto de contato. E apontamos, também, uma descrição precisa do objetivo e de onde queremos chegar, para que seja possível enxergar o impacto da sua realização.

Vale lembrar que é no Set The Course que definimos os KPIs (de 3 a 4), aplicando uma análise de metas SMART, ou seja, avaliando se esses objetivos são específicos, mensuráveis, atingíveis ou ambiciosos, relevantes e temporais.

É neste momento que cruzamos o escopo do trabalho contratado com o problema que precisa ser resolvido, e entendemos onde é mais importante atuar naquele momento.

Ao final de cada trimestre, analisamos os dados e validamos com o cliente se houve alguma mudança nos objetivos. Caso exista alguma alteração a adaptação ou a estratégia é reescrita para ser seguida no ciclo seguinte. A revisão é essencial para que haja um alinhamento entre as partes envolvidas e, assim, que seja possível trilhar o melhor caminho para alcançar o resultado desejado.

Ficou interessado? Conheça a BRSA

A BRSA – Branding and Sales é uma consultoria estratégica de Marketing e Comunicação, com 13 anos de experiência no mercado. Nosso propósito é aumentar a efetividade comercial de empresas de tecnologia e inovação que atuam no mercado B2B.

Para isso utilizamos a nossa metodologia Effective Marketing, que se baseia em ciclos curtos de crescimento para definir as ações ideais, a fim de aumentar a exposição e a credibilidade da sua marca.

Conheça o Effective Marketing!

Se você trabalha em uma empresa de TI, no B2B, e está procurando uma agência de Marketing Digital que seja parceira e ajude a gerar resultados mais efetivos, venha falar conosco!

Peça uma proposta!

Próximo Evento