Cadastre-se e leia os novos conteúdos da BRSA por e-mail.

Ser efetivo é não fazer spam.
Seus dados estão seguros.

A buyer persona "non grata" de Donald Trump

A buyer persona “non grata” de Donald Trump

Se você acompanhou as eleições americanas e se espantou (como eu) com a vitória do empresário Donald Trump à presidência dos Estados Unidos, é provável que você não faça parte da buyer persona criada na estratégia de campanha do republicano.

Independente das propostas polêmicas que fez durante a campanha, fica claro que o candidato tinha um perfil de eleitor: homens majoritariamente brancos, meia idade e desempregados. Porém só estes fatores determinariam a vitória de Donald Trump?

Era preciso entender as dores deste público, para identificar comportamentos para criar uma representação fictícia deste eleitor ideal. É neste ponto que entram as personas ou buyer personas.

Dentre as etapas que as empresas precisam cumprir para desenvolver seus planos estratégicos de comunicação e marketing, a principal é a definição de suas buyer personas. Esse conceito ainda traz bastante confusão, principalmente para quem está começando a desenvolver ações no ambiente digital.

Vamos explicar em detalhes o que são e como são elaboradas as buyer personas, e os motivos de elas serem tão importantes para o crescimento da sua empresa. O que você vai conferir neste post:

  1. O que são as buyer personas?
  2. Para que servem?
  3. Qual sua importância para o crescimento do negócio?

O que é buyer persona?

Buyer personas são personagens fictícios criados com base nas características reais dos principais perfis de clientes que a empresa possui. A ideia é construir esses personagens para representarem um grupo mais ou menos uniforme de clientes.

No exemplo das eleições americanas, a equipe de campanha de Donald Trump definiu uma série de públicos-alvo diferentes, como citado acima: homens majoritariamente brancos, desempregados e idosos.

Uma vez que todos os seus públicos-alvo foram devidamente identificados, é preciso conhecer melhor cada grupo: quem são? Qual sua idade? Onde moram? Com o que trabalham? O que esperam como melhoria?

Essa pesquisa têm o objetivo de colher informações mais detalhadas que possibilitem entendermos quais são os principais problemas, também chamadas das “dores” dos clientes, qual o seu perfil de consumo e como é sua jornada de compra. Ou seja, as informações colhidas vão gerar personagens que representam cada perfil de público identificado: as buyer personas.

Para que serve a buyer persona?

As buyers personas serão utilizadas em todo o planejamento estratégico da sua empresa, tanto de marketing como de comunicação institucional.

Dentro da área de comunicação, as dores, necessidades e características de cada persona vai orientar os tipos de canais utilizados, o conteúdo veiculado em cada um deles, a linguagem e tom de voz utilizados nas redes sociais, o tipo e formato de eventos organizados, e assim por diante.

Na área de marketing, as buyer personas são utilizadas para estudar a Jornada de Compra do seu cliente, identificando necessidades que a empresa pode suprir, orientando a implantação das ações de marketing digital e o planejamento de marketing de conteúdo.

No caso de Trump, fica difícil até entender o que pode ser parte da estratégia e o que é o próprio Donald Trump, porém seu posicionamento de não ser um político, ser direto e polêmico fez com que as pessoas começassem a ter no candidato a esperança de mudança ou “Make America great again”.

A Resultados Digitais publicou um artigo sobre como criar as buyers personas.

Qual a importância da buyer persona para o crescimento do seu negócio?

Quando uma empresa utiliza as buyers personas no desenvolvimento de sua estratégia de negócios, é capaz colocar em prática as táticas do inbound marketing, também chamado de marketing de atração.

Ou seja, ao invés de correr atrás de clientes potenciais, a empresa alinha toda a sua comunicação para atrair exatamente as pessoas que já se interessam pelos seus produtos e serviços.

Isso só é possível quando são desenhadas ações e estratégias específicas para cada uma das personas estudadas, pensando em como a organização pode estar presente em toda a Jornada de Compra do seu cliente.

Conclusão

As buyer personas são essenciais para atrair mais leads qualificados para o seu negócio, aumentar a audiência do seu site, converter mais leads em clientes e melhorar cada vez mais a experiência deles no relacionamento com a sua empresa.

*Crédito de imagem: National Review

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Nossos clientes são destaque via Assessoria de Imprensa:

Conheça nossos cases de sucesso com Marketing Digital:

BRSA - Branding and Sales

Falta apenas um passo para falar com a gente:

Onde estamos:

São Paulo:

  • Rua Alcides Ricardini Neves, 12 sala 401
  • atendimento@brsa.com.br
  • 11 5501 4011

Campinas

  • Rua dos Bandeirantes, 635
  • atendimento@brsa.com.br

Nossos canais:

Deixe uma mensagem:

Em 2019 a BRSA atingiu 91% de satisfação na pesquisa GPTW junto aos colaboradores (a média das empresas brasileiras certificadas é de 87%).

Agora vamos buscar os 9% que faltam!!

BRSA conquista pelo segundo ano consecutivo a certificação do Instituto Great Place to Work!

Vamos falar sobre ter mais efetividade comercial?

Informe seus dados para que nossa equipe entre em contato com você. 

🔒Ser efetivo é não enviar spam. Seus dados estão seguros. 🔒

Inscreva-se na Effective News.

A Effective news são conteúdos enviados em seu e-mail sobre como fazer marketing eficiente e de resultados.

🔒Ser efetivo é não enviar spam. Seus dados estão seguros. 🔒