Inbound Commerce: conheça o Inbound Marketing para ecommerce

Inbound Commerce: conheça o Inbound Marketing para ecommerce
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp

Se você conhece o conceito de inbound marketing e tem um e-commerce saiba que é possível aplicar o “inbound commerce” no seu site.

Direto ao assunto: neste post você vai conhecer o conceito aplicado ao ecommerce através de um caso real em que foi possível alcançar um ROI (Return of Investment) expressivo, mostrando como o inbound gerou resultados para o comércio eletrônico.

Vamos nos aprofundar no assunto?

Inbound Commerce começa com a definição de propósito

Todo projeto de inbound marketing, seja ele para e-commerce ou qualquer outro mercado, tem como premissa a identificação ou definição do propósito da empresa, ou o reason why.

Usamos este propósito para identificar as personas ideais e como a empresa vai usar a geração de conteúdo para gerar autoridade e se tornar referência em seu mercado.

Na ShopDesign identificamos que o seu propósito e ser uma referência em móveis de design, com qualidade de entrega, produto e atendimento. A base para a identificação do propósito foi a célebre frase do casal Charles Eames:

“Os detalhes não são detalhes, eles fazem o design.”

Marketing de conteúdo para o blog

A partir deste ponto, e com a parceria da plataforma Contentools, organizamos o fluxo de produção de conteúdos com a Content Manager, Redatores e parceiros dedicados a otimização de SEO e redes sociais e assim iniciar a divulgação dos artigos publicados no blog.

Todo conteúdo produzido tem o objetivo de criar autoridade e virar referência para as personas e solucionar as dores identificadas no planejamento de conteúdo. Desta maneira começamos a captar leads nas jornadas de compra pré-estabelecidas para a ShopDesign.

Integração com RD Station

A BRSA é parceira da Resultados Digitais e o uso de um software de automação e gestão da base de leads como o RD Station faz toda a diferença na condução de um projeto de criação de cenário de inbound marketing, análise de métricas e acompanhamento das metas do projeto.

A partir deste ponto, e já com o road map de ações definidos (veja abaixo), foi possível desenvolver os fluxos de automação de marketing, criação das landing pages e formulários dos materiais ricos, criar as segmentações importantes para o negócio e definir os templates de e-mail marketing sazonais e recorrentes dentro do calendário do e-commerce.

ShopDesign

Site otimizado para SEO

Estar bem posicionado nos buscadores é um ponto importante dentro de um projeto de inbound marketing. A médio e longo prazo é possível manter ou reduzir os investimentos em mídia paga e também reduzir o CAC (Custo de aquisição de clientes).

Por este motivo trabalhar a otimização em SEO era um dos pilares do projeto para aumentar o tráfego e receita vindos do canal orgânico. Na imagem abaixo é possível ver o aumento do tráfego e receita do canal orgânico da ShopDesign ao longo do ano e em comparação com o ano anterior.

aumento de tráfego orgânico - case BRSA para inbound commerce
aumento de tráfego orgânico – case BRSA para inbound commerce
aumento de receita canal orgânico em projeto de inbound commerce

E-mail marketing como canal de relacionamento e vendas

Acredito que uma das principais vantagens de estabelecer um projeto de inbound commerce é estabelecer estratégias para todas as etapas do funil e fazer com que os canais sejam participativos até a decisão de compra pelo cliente.

Um exemplo disso é o e-mail marketing, que quando bem utilizado e seguindo boas práticas de uso, pode gerar ótimos resultados com um investimento baixo. Em março de 2017, o canal e-mail já configura como o terceiro canal que gera mais receita para a ShopDesign. Veja que no período anterior o e-mail era o único canal que não gerava receita para o e-commerce.

Receita canal e-mail em projeto para inbound commerce

Se você gostou destes dados, veja outras 79 estatísticas de email, publicados no blog da Rock Content. 

346% de crescimento da base de leads

Além de leads que entram na base por ofertas de fundo de funil, é importante captar leads que ainda não estão preparados para compra, assim é possível fazer com que estes leads caminhem pela jornada de compra até estarem preparados para receber uma oferta.

Na ShopDesign, o uso de materiais ricos sobre decoração e sobre dicas para comprar móveis na internet contribuíram para o crescimento da base, que hoje tem uma média de 3,9% de conversão de visitantes para leads.

Aumento da base de leads em projeto de inbound commerce
Aumento da base de leads em projeto de inbound commerce

Resultado: 9,5 de ROI (Retorno sobre investimento)

Quais foram os passos necessários para poder criar o cenário ideal de inbound commerce e chegar aos resultados? Acompanhe:

  • Identificação de propósito;
  • Mapeamento de personas;
  • Planejamento de conteúdo;
  • Otimização do site com SEO;
  • Gestão de mídia paga além do Google Shopping;
  • Desenvolvimento de blog;
  • Geração de conteúdo com foco nas dores das personas;
  • Criação de material rico;
  • Análise e gestão das taxas de conversão do funil de vendas do marketing;
  • Mapeamento das conversões;
  • Planejamento de e-mails sazonais e recorrentes;
  • Automação de marketing para:
    • Boas vindas
    • Abandono de carrinho
    • recompra
    • Avaliação pós compra
    • Recuperação de boleto
    • Jornadas de compra

E qual os próximos passos para manter o crescimento consistente com uso de inbound marketing? Fortalecer ainda mais a geração de conteúdo sobre o mercado da ShopDesign para manter a taxa de geração de leads. Com o funil do marketing digital definido, é possível prever e acompanhar a performance das taxas de conversão.

Com a palavra, a ShopDesign:

“Acreditamos que o sucesso de uma empresa está diretamente ligado a seus parceiros e colaboradores. E a BRSA tem tido um papel muito importante no crescimento e solidificação da ShopDesign. A dedicação e comprometimento do Alex no projeto nos deixa confortável em confiar em tudo que a BRSA faz. Os números falam por si e estamos felizes com os resultados alcançados. No decorrer do projeto o próprio Alex notou que era preciso mudar as estratégias e isso foi muito bom.”

Gostaria muito de agradecer a Juely e Douglas, donos da ShopDesign, pela parceria que foi construída com a BRSA. A sinergia de trabalho, empenho e dedicação em desenvolver este projeto de inbound commerce foi incrível. É ótimo ter a oportunidade de poder construir cases como este. ?

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Compartilhe este artigo:

Compartilhar no linkedin
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp

Continue lendo outros artigos sobre :

Que bom ter você com a gente!

Antes de enviar ê novos conteúdos, queremos entender como podemos ajudar você.

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.

Webinar + Planilha
Como montar uma estratégia de automação de marketing mais efetiva?
Assista o passo a passo do processo de automação de marketing que usamos para aumentar 57,8% as vendas da FideliZi.

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidadee com os Termos de Uso.