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Círculo de ouro e inbound marketing: sua empresa tem?

Círculo de ouro e inbound marketing: sua empresa tem?

Em uma conversa com um parceiro na última semana, enquanto falávamos sobre inbound marketing e projetos, surgiu o TED de Simon Sinek e o círculo de ouro. Eu não conhecia este TED, e apesar de ser de 2009, e trata de um assunto que falamos muito quando começamos a desenvolver uma estratégia de inbound marketing: propósito.

Simon Sinek considera que a comunicação parte de 3 círculos ou de um círculo de ouro: “o que você faz”, “como você faz” e “porque você faz”. O autor defende que a comunicação de grandes líderes e empresas inovadores são feitas de dentro para fora, começando com o propósito. Assim a empresa consegue influenciar as pessoas a seguirem uma causa, que tem mais força e impacto.

E como o círculo de ouro de Simon Sinek se encaixa no Inbound Marketing? Confira abaixo alguns pontos que considero importantes:

Inbound Marketing não é uma ferramenta, é um propósito

Partindo da premissa de que o inbound marketing busca gerar interesse de pessoas que hoje não pensam em consumir seu produto/serviço (leia mais aqui), como sua empresa pode gerar interesse se as ações quase sempre dizem o que sua empresa faz, esperando uma atitude dos consumidores, como comprar seu produto/serviço?

No TED, Simon Sinek faz uma comparação entre Apple e Microsoft, sobre como o posicionamento da Apple se comunica primeiro com o emocional, com o “pensar diferente”, enquanto a Microsoft estava apenas no “o que fazemos”, ou vender computadores. Veja que eu coloco “estava”…cuidado Apple 😛

“As empresas não compram o que você faz; elas compram o porquê você faz” – Simon Sinek

Por isso não podemos imaginar o inbound marketing ou as demais estratégias de marketing digital como pontuais. É preciso entender como e o porque usá-las com um planejamento de médio a longo prazo, com ações de curto, médio e longo prazo.

Alívio temporário ou tratamento para curar a dor?

Não à toa, quando começamos um planejamento digital, tentamos identificar o propósito daquela empresa, o que diferencia ela da concorrência, para que a partir dessas informações seja possível entender e determinar a persona, quais são as “dores” dos clientes e com isso ajudar este potencial cliente a conhecer  e entender como a sua empresa uma referência no que faz.

É por isso que a metodologia inbound se torna interessante e faz com que o resultado seja consequência de um ativo maior – mostrar para o seu público o porquê você existe e como pode ajudá-lo a resolver um problema com o seu produto/serviço.

Pense no resultado que pretende ter como uma dor a ser curada. Você pode escolher apenas remediar com ações pontuais ou atuar no foco da dor com uma estratégia bem definida para que ela não exista mais. O que é melhor? 🙂

O círculo de ouro da DuoHub

A DuoHub acredita que o resultado como consequência de um planejamento e ações bem feitas e executadas. Aproveitei a inspiração do TED do Simon Sinek para descrever o círculo de ouro da DuoHub. Veja só:

Porque existimos

Acreditamos que gerar novas conexões possa inspirar mais pessoas a se interessem em comprar seu produto/serviço.

Como fazemos

Para que mais pessoas conheçam o seu produto/serviço é necessário um plano estratégico com foco no cenário atual da sua marca e nas dores do seu público.

O que fazemos

Com base no cenário atual e dores do seu público utilizamos a metodologia inbound marketing com foco aumento de tráfego, geração de leads, relacionamento com a base, geração de oportunidades, inside sales e fidelização. Para isso, utilizamos estratégias digitais como: criação de sites, SEO, Gestão de Ads, Redes sociais, Automação de marketing, Marketing de conteúdo e Branding.

Inspirador, não acha? 😉

Conclusão

Se focarmos apenas nas ações que mostram o que você faz, seus clientes podem não ver tanto valor quanto sua empresa esperava. Foque em ajudar seu cliente, em resolver o problema dele, pois com certeza o resultado será consequência de um propósito bem construído.

Saiba mais sobre sobre Simon Sinek aqui.

Crédito de imagem: Marketing Mag

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