A análise da concorrência é uma das etapas mais importantes para fazer o planejamento de marketing de uma empresa de tecnologia. Neste artigo, explicamos tudo sobre como hackear a concorrência de empresas do segmento B2B para você bombar os resultados da sua empresa.
Como partimos da premissa que você já sabe o que é uma análise de concorrentes, vamos partir para o que interessa: entender a importância de dedicar tempo a essa tarefa, quais ferramentas você pode usar e o passo a passo sobre capturar todas as informações dos seus concorrentes no mercado B2B para tomada de decisão na sua empresa.
Por que analisar a concorrência
Imagine que sua estratégia é como o lançamento de um foguete e seu objetivo é chegar à Lua (o que podemos traduzir em aumento de vendas). Só que você não está sozinho e seu concorrente entrou na corrida e também vai lançar um foguete em direção ao mesmo destino.
Quem chega primeiro? Neste ponto você precisa ter uma estratégia melhor que a concorrência para que o combustível tenha uma performance melhor, o material do foguete precisa ser mais resistente e a rota escolhida para a Lua seja mais curta.
Traduzindo para a linguagem dos negócios B2B: você precisa ser mais efetivo em Ads, nos materiais que disponibiliza e que você chegue antes no cliente para que a decisão de compra seja pela sua empresa.
Por isso é fundamental analisar o que outras empresas do seu segmento estão fazendo. E não fique pensando que ele não vai analisar sua empresa, pois ele vai.
Como fazer a análise da concorrência
Chegou o momento de hackear a concorrência!
Ao longo dos próximos parágrafos vamos mostrar 12 ferramentas de análise de concorrentes que irão ajudar você a fazer um raio-x através da análise dos conteúdos, site, materiais ricos, palavras chave, tecnologia, ads, menções na web e levantamento de informações no modo “old school”. Acompanhe!
Artigos em blog
Analise o blog do seu concorrente para identificar como está a estratégia de conteúdo, quantidade de publicações no mês e quais categorias são utilizadas. Além disso, você pode utilizar as ferramentas abaixo para ir mais a fundo na análise do seu concorrente:
Ubersuggest
Esta plataforma, com opção gratuita, foi desenvolvida por Neil Patel e é uma mão na roda para analisar sites. Aqui vamos concentrar na utilização da funcionalidade de páginas mais visitadas.


Utilize o Ubersuggest para identificar quais são as páginas que recebem mais tráfego e palavras-chave utilizadas. Na opção gratuita, você conseguirá ver as 10 páginas mais visitadas e se os artigos estiverem entre essas páginas você já pode utilizar os temas para fortalecer sua estratégia de conteúdo.
Screaming Frog
Uma outra opção, caso você queira espionar seu concorrente mais a fundo é o Screaming Frog. Essa ferramenta faz um pente fino no site do seu concorrente e vai trazer na conta gratuita até 500 url´s do site em formato de tabela para você.


Assim você vai conseguir identificar os títulos utilizados nas páginas, a meta descrição, links internos/externos, imagens entre outras funcionalidades.
Call to Actions (CTA´s) e Pop-up´s
Analisar as call to actions de um site é compreender onde o seu concorrente está dando mais atenção dentro do site e qual caminho está sendo proposto para o visitante. Pode ser para a página de contato através de call to actions do tipo “Fale com um especialista” ou para conteúdos ricos e ferramentas para captação de leads como calculadoras, quizzes, etc.
A mesma coisa acontece com pop-up´s. Os pop-ups são utilizados como gatilho para alguma página onde existe a intenção de que você vá para ela. Pode ser um artigo, material rico ou contato. O importante é mapear esses pontos para comparar com os da sua empresa.
Já que o tema é conversão sites, você também pode se interessar por este outro artigo que está em nosso blog:
Materiais Ricos
Se o seu concorrente tem uma estratégia de geração de leads, provavelmente está divulgando materiais ricos através do site. E é através deles que você pode tirar ideias de melhorias para as suas Landing Pages e também para sua estratégia de conteúdo.
A dica aqui é se cadastrar e fazer o download dos materiais para entender quais assuntos tem o peso para se fazer um material rico. Se o assunto for similar ao da sua empresa, você já sabe o que deve ser feito: criar um material muito melhor que o da concorrência.
E aqui trago duas ferramentas/dicas quando o assunto é materiais ricos:
Tua mãe, aquela Ursa
Algumas empresas podem fazer um filtro para que empresas concorrentes não tenham acesso ao material. Por isso use seu e-mail pessoal ou se quer evitar spams, utilize serviços como o “Tua mãe, aquela ursa” que cria e-mails descartáveis muito úteis para quando você precisa fazer o download da concorrência, mas não quer ficar na base de contatos.
GoFullPage
Além do material rico, faça um print da Landing Page para que você possa salvar todas as Landing Pages do seu concorrente para analisar depois. Você pode utilizar o GoFullPage, uma extensão do Chrome que permite salvar em JPG ou PDF uma imagem única e sem cortes da página.
Keywords
Essa etapa consiste em descobrir as principais palavras chave que seu concorrente está rankeando no Google. Para descobrir essas informações você pode utilizar o SemRush.
SemRush
No menu do lado esquerdo do SemRush, selecione “Pesquisa Orgânica” dentro da sessão análise competitiva. Clique na coluna “Posicionamento” para classificar as palavras-chave orgânicas que estão sendo ranqueadas pelo seu concorrente entre as primeiras posições conforme abaixo:


Essas são as palavras que você pode utilizar para ganhar posições para ficar na frente do seu concorrente e gerar mais visitas no site da sua empresa através de uma estratégia de SEO.
Ainda no SemRush, acesse o menu lateral e selecione a opção “Análise de Backlinks” na sessão “Construção de Links”. Com os resultados do site do seu concorrente, clique na aba “Backlinks”.


Você vai encontrar os resultados de todos os sites que estão linkando para o site do seu concorrente para que você pedir um backlink ou se aproveitar de links quebrados para uma estratégia de backlinks.
Tecnologia
Saber quais ferramentas seu concorrente utiliza no site pode dar a você muita vantagem na hora de buscar otimizações no site da sua empresa. E é possível fazer um raio-x no site do seu cliente para avaliar as tecnologias com a ferramenta (gratuita) Buitwith.


Ao analisar o site do seu concorrente você vai encontrar a tecnologia que o site é feito (Ex: WordPress), os plugins e o que na nossa opinião é uma informação importante: saber qual plataforma de automação a empresa utiliza. Ter essa informação no momento em que você está decidindo pela contratação de uma ferramenta como essa é uma vantagem e tanto, não acha?
Campanhas de ads
Investir em anúncios é o combustível que vai fazer a sua máquina de vendas rodar, principalmente se você iniciar uma estratégia de Inbound Marketing. E nada melhor do que saber o que seu concorrente está fazendo. Separamos algumas ferramentas que irão auxiliar você nesta tarefa:
Google Keyword Planner
O Google Keyword Planner é uma funcionalidade do Google Ads para descobrir volume de buscas para uma palavra-chave específica. Mas você sabia que é possível investigar o site do seu concorrente para saber as palavras utilizadas por ele?


Para fazer isso, siga os seguintes passos:
- Entre na sua conta do Google Ads;
- Acesse “Ferramentas e Configurações”;
- Clique em “Planejamento”;
- E depois em “Planejador de palavras-chave”;
- Em “Planejador de palavras-chave”, clique em “Descobrir novas palavras-chave”;
- E depois em “Começar com um site”;
- Digite o site do seu concorrente e voilá!;
- Faça o download de todas as palavras-chave em uma planilha para escolher quais palavras você vai competir com seu concorrente.;
Facebook Ads Library
A biblioteca de anúncios do Facebook é uma ótima maneira de verificar os anúncios que os concorrentes estão veiculando no Facebook e também no Instagram.


A ferramenta é super fácil de utilizar. Basta acessar o site, digitar a palavra-chave ou nome da empresa que você quer pesquisar e pronto. Se a empresa estiver veiculando algum anúncio no Facebook ou Instagram, você vai conseguir acessar os anúncios de forma detalhada.
Mas e em outras redes sociais? É possível verificar os anúncios veiculados por eles?
A resposta é sim 🙂
O Twitter também tem uma biblioteca de anúncios, no qual basta digitar o perfil do anunciante para saber se a empresa tem algum anúncio ativo.


Já o LinkedIn é um pouco diferente. Para saber se a empresa está com algum anúncio ativo, acesse a company page do concorrente e selecione a opção “anúncios” na parte de publicações do feed da empresa.


Adbeat
Anúncios de Rede Display é uma ótima opção para gerar mais exposição da sua marca. Por este motivo é importante saber se a concorrência tem utilizado este recurso e mapear como utilizá-lo para sua empresa.


Uma ferramenta gratuita para saber se o seu concorrente está fazendo campanhas de Rede Display é o Adbeat. A ferramenta não necessita de login e basta inserir o domínio do concorrente para que o Adbeat faça o restante e mostre para você todos os anúncios no formato Display utilizados pelo seu concorrente.
Análise de menções dos concorrentes na web
Agora que finalizamos a análise do site dos concorrentes e também da sua estratégia de ads, vamos entender como está a exposição da marca no ambiente digital.
Em um dos nossos artigos sobre 4 dicas para empresas B2B tornarem o serviço de Assessoria de Imprensa mais efetivo, comentamos sobre a importância de ter uma estratégia de comunicação alinhada com a estratégia de marketing para gerar mais exposição da marca.
A pergunta que fica é: existe esse alinhamento de estratégias nos seus concorrentes?
Para analisar as menções na web de empresas concorrentes e entender se estão aplicando alguma estratégia de fortalecimento de marca, vamos utilizar 2 ferramentas:
Google Notícias
O Google Notícias é uma ferramenta gratuita onde você pode pesquisar por termos ou pelas marcas concorrentes para descobrir se foi publicada alguma matéria em veículos de comunicação on-line.


É possível inclusive fazer uma busca avançada considerando os seguintes filtros:
- Frase Exata
- Tem as palavras
- Excluir palavras
- Site
- Data
Com os resultados você pode salvar sua busca ou ainda começar a seguir um assunto para sempre poder ficar por dentro do que está acontecendo.
Mention
Já pensou em “escutar” o que é dito na web, mas filtrando para uma empresa e concorrentes? Essa estratégia é chamada de social listening e é o que o Mention faz. A plataforma é paga mas você pode fazer um trial sem precisar incluir cartão de crédito e depois migrar para uma conta free.


Configure os termos ou marcar que você quer monitorar. Em poucos minutos você terá em mãos tudo o que saiu sobre o seu concorrente em veículos digitais, blogs e redes sociais. É uma ótima maneira de espionar a estratégia de branding da marca para promover melhorias na sua empresa.
Momento old school da análise dos concorrentes
Ao longo deste material, utilizamos várias ferramentas para fazer a análise da concorrência. Porém, em algum momento, você vai precisar fazer um trabalho ainda mais investigativo.. É neste momento que entra algumas técnicas “old school” de espionagem:
Cadastrar em newsletter
Se sua ideia é aplicar uma estratégia de automação na sua empresa, vai ser difícil descobrir o que o concorrente está fazendo sem estar na sua base de contatos. Então a melhor maneira é se cadastrar na newsletter e acompanhar os envios de e-mails e os conteúdos que são direcionados para você.
Pode demorar um pouco mais, mas é uma estratégia eficiente para entender como seu concorrente montou a jornada de compra do cliente.
Se o tema é newsletter e e-mail marketing, sugerimos a leitura de outros artigos do nosso blog:
- Saiba como fazer automação de email marketing: do conceito aos resultados
- Email marketing para B2B: 10 dicas para saber se sua empresa está fazendo do jeito certo
- Mentoria: Automação de Marketing
- Guia definitivo de automação de marketing para B2B
Entrar em contato com o concorrente
Já ouviu falar dos serviços de cliente oculto? Aquele onde uma pessoa vai até um estabelecimento como um consumidor final e analisa o atendimento.
Aqui você vai fazer algo parecido, porque ao entrar em contato através de algum formulário do concorrente, provavelmente você receberá e-mails e ligações da equipe de vendas para validar se você está dentro do perfil, etc.
Anote todo o processo e compare com o seu. Agora é só aplicar melhorias e identificar objeções que você ainda não está abordando na sua estratégia.
E já que estamos falando de vendas, sugerimos a leitura de outros artigos do nosso blog sobre o tema:
- 3 dicas para melhorar a comunicação entre o marketing e vendas
- Tenha mais resultados com um acordo SLA entre marketing e vendas
- Funil de vendas e Chet Holmes: sua empresa usa estes conceitos?
Conclusão
Analisar a concorrência não é uma tarefa fácil e sim, leva um tempo. Aquela história de 1% de inspiração e 99% de transpiração serve perfeitamente no caso da análise de concorrentes.
Mas uma vez feito, você terá um mapeamento completo para finalizar o seu planejamento de marketing e atingir as metas estabelecidas na sua empresa.
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O que fazer com as informações da concorrência
Se você chegou até aqui, já fez um ótimo trabalho para o seu planejamento de marketing. Mas não é só de espionagem que se vive um marketeiro(a).
O próximo passo é olhar para dentro de casa e começar a definir itens como:
- Análise SWOT;
- Ações Atuais;
- Ambiente de negócio;
- Benefícios do seu produto ou serviço;
- Objeções dos seus clientes;
- ICP (Ideal customer profile);
- Persona;
- Posicionamento de mercado;
- E Processo Comercial.
Mas isso é assunto para o nosso PDF sobre como fazer um planejamento estratégico de marketing mais efetivo. Para receber o guia de planejamento para empresas do segmento B2B, basta se cadastrar para receber o material gratuitamente.
Como fazer planejamento estratégico de marketing mais efetivo [PDF]
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