Agência de Marketing B2B
para empresas de TI e Inovação.

Agência B2B com metodologia própria: por que investir?

As empresas de Tecnologia, que atuam no B2B, são as que mais investiram recentemente em Marketing Digital porque identificaram a oportunidade de crescimento e contrataram agências parceiras. Além disso, algumas delas buscam por agências que atuam como consultoras na composição de estratégias e execução das ações, colocando a mão na massa e oferecendo a magnitude de uma equipe completa para alcançar os objetivos.

A pesquisa “Maturidade do Marketing Digital e Vendas no Brasil”, realizada pelo portal Resultados Digitais, mostra que:

94% das empresas escolheram o Marketing Digital como estratégia de crescimento e que isso vem ganhando consistência ano a ano.

Como crescer no Marketing Digital B2B

As empresas costumam ter uma equipe própria de Marketing que administra todas as demandas internas e externas, entretanto, investir na parceria com uma agência de Marketing Digital B2B é apostar no crescimento da empresa e na efetividade comercial do time de vendas. E não para por aí.

Ter uma agência de Marketing Digital como parceira permite que essas empresas tenham estrutura e conhecimento para se tornarem um diferencial no mercado, e isso é valioso, assim como uma melhor gestão do tempo.

Muito provavelmente você já deve ter ouvido falar em Transformação Digital. Antes considerada um diferencial competitivo, tornou-se uma necessidade para empresas de Tecnologia B2B. A ausência de uma estratégia de Transformação Digital pode limitar o crescimento delas,  especialmente em um ambiente em constante evolução tecnológica. Afinal, a maneira como as pessoas consomem informação continua mudando, e isso faz com que as empresas estejam presentes nos diferentes canais de comunicação, com um discurso alinhado sobre o que a companhia é e quais são as soluções que ela oferece ao mercado.

E, mesmo no âmbito B2B, as empresas são formadas por pessoas, e elas procuram por informações online, acessando, principalmente, sites de busca e redes sociais, construindo uma percepção sobre a empresa.

Estratégias de Marketing Digital para empresas de Tecnologia no B2B

Em primeiro lugar, é importante ressaltar que as empresas de Tecnologia no segmento B2B estão cada vez mais direcionando recursos para impulsionar suas estratégias de Marketing Digital. Isso significa que há uma crescente demanda pela contratação de agências especializadas em Marketing Digital, com expertise específica em Tecnologia B2B. Em segundo lugar, esse investimento precisa ser distribuído em categorias, cobrindo todas as frentes da empresa:

  • Branding, estruturação e imagem da marca com definições de negócios para criar uma identidade na mente do cliente;
  • Estar presente e se fazer presente nas redes sociais;
  • Ter um site eficiente, que apresente a proposta de valor da empresa e todas as soluções que ela possui;
  • Investir em mídia paga, Ads e links patrocinados;
  • Criação de conteúdo para gerar demanda com Leads qualificados para Vendas;
  • Estratégia de aquisição automatizada que levem os Leads para um funil de vendas;
  • Otimização de conversão de Leads.

 

Ainda assim, as empresas reconhecem que precisam de melhorias em suas estratégias de Marketing Digital: apenas 5% delas estão satisfeitas com suas ações e as consideram eficientes. 

O principal motivo para as empresas não conseguirem efetividade no Marketing Digital é a falta de alinhamento entre Marketing e Vendas, sendo que esse fator  é fundamental.

O principal desafio de 69% das empresas é converter contatos em clientes.

Fonte: Pesquisa Maturidade Digital e Vendas no Brasil - Resultados Digitais.

De fato, a empresa pode ter um Branding consolidado, uma presença digital marcante nas redes sociais, atrair seguidores para o seu perfil no Instagram e visitantes ao site. Entretanto, se a jornada estiver repleta de obstáculos, o possível cliente desistirá no meio do caminho.

Por isso, entre ter uma jornada bem-estruturada e conseguir converter o visitante em Lead e o Lead em cliente está a qualificação por meio da produção de conteúdo, e essa é a grande aposta para as empresas investirem em Marketing Digital, pois permite que sua marca vire uma autoridade no segmento por dominar assuntos relacionados e atuais.

Como ser mais efetivo com uma agência de Marketing Digital B2B?

Investir em uma agência de Marketing Digital no B2B é fundamental para crescer no mercado de Tecnologia. Mas não é só isso: saber em qual agência investir é o mais importante.

Temos consciência que há diferentes agências no mercado e cada uma delas pode proporcionar um conjunto de soluções digitais. O que diferencia umas das outras é a forma como trabalham, se atuam com o segmento de Tecnologia no B2B, se possuem uma metodologia, assim como profissionais qualificados e resultados comprovados.

E, quando o assunto é metodologia com foco em resultados ágeis, o Effective Marketing apresenta 90% de satisfação. Nossa metodologia é composta por 4 etapas que geram resultados por meio de ciclos curtos de crescimento, alcançando os objetivos dos nossos clientes.

Dentre as etapas que compõem a metodologia, estão:

1. Ready to Go!

Nesta fase, analisamos a empresa nos seguintes aspectos:

  • Ações atuais;
  • Ambiente de negócio;
  • Posicionamento;
  • USP (Proposta única de valor);
  • Personas;
  • Concorrência;
  • E outras informações que irão guiar a BRSA a aumentar a efetividade comercial da sua empresa com ações de Comunicação e Marketing.

2. Set the Course

Na fase Set the Course definimos os objetivos da empresa para as ações de comunicação a serem lançadas. 

Neste momento definimos a meta SMART para o primeiro ciclo do projeto com foco nos KPIs corretos e planejamento de curto prazo para mudar a rota, se necessário:

  • S (específica);
  • M (mensurável);
  • A (atingível);
  • R (relevante);
  • T (temporal).

3. The Journey

É nesta fase que definimos as ações mais efetivas para alcançar os objetivos do projeto. Aqui começamos nosso trajeto ao sucesso e aumento da efetividade comercial da sua empresa: Inbound Marketing, ABM (Account Based Marketing) ou Redes Sociais.

Os caminhos são muitos, mas o que importa é o resultado.

Na fase The Journey é quando são aplicados os ciclos de projeto. Trabalhamos com ciclos de 3 meses, nos quais acompanhamos as métricas do projeto e, no final de cada um, avaliamos se nossa rota pode ser mantida ou alterada.

4. Flight Control

Nosso processo de constante mensuração, usando todo o stack de ferramentas do projeto, mostra se o rumo está certo, se os resultados estão sendo os esperados e se as ações estão performando de acordo com o planejado. 

Ao final do primeiro Ciclo de Crescimento, estaremos prontos para iniciar o Segundo Ciclo e assim por diante!

Com a agência de Marketing Digital B2B certa, gera-se um investimento bem-sucedido e um fluxo de trabalho otimizado, em que os objetivos são alcançados e o crescimento torna-se inevitável. Para isso, atente-se na hora de fazer sua escolha, e se você já trabalha com uma agência de Marketing Digital, faça também essa análise a partir do escopo de trabalho, remuneração, acordos e taxas, como a agência opera, quais são os talentos que ela possui (profissionais especialistas), qual é a cultura e no que ela acredita, se ela apresenta casos de sucesso e possui um relacionamento bom com seus clientes, se eles estão satisfeitos. Isso diz muito sobre a agência.

Por que investir em Marketing Digital

Um dos pontos pelos quais as empresas estão investindo em Marketing Digital é pelo fato de que o ambiente online oferece melhores condições para que as estratégias sejam direcionadas e o investimento seja bem feito. 

Uma vez que a empresa encontra uma agência de Marketing Digital que entende a sua marca, quais são os problemas e apresenta soluções atreladas a resultados ágeis, esse ativo é fundamental na determinação de valor da empresa. Valorizando a marca e aumentando as chances de uma efetividade comercial e oportunidades de negócios, pagando o investimento realizado.

Se você quer fazer parte das 94% das empresas que investem em Marketing Digital como estratégia para ter efetividade comercial e aumentar as vendas, entre em contato e vamos conversar sobre como fazer isso.

Se você trabalha em uma empresa de TI, no B2B, e está procurando uma agência de Marketing Digital que seja parceira e ajude a gerar resultados mais efetivos, venha falar conosco!
BRSA - Branding and Sales

Conheça a BRSA

A BRSA – Branding and Sales é uma consultoria estratégica de Marketing e Comunicação, com 13 anos de experiência no mercado. Nosso propósito é aumentar a efetividade comercial de empresas de tecnologia e inovação que atuam no mercado B2B.

Para isso utilizamos a nossa metodologia Effective Marketing, que se baseia em ciclos curtos de crescimento para definir as ações ideais, a fim de aumentar a exposição e a credibilidade da sua marca.