Ter sucesso com uma rede de franquias é o desejo de todo empresário que opta por este setor de negócios. Mas ao contrário do que se imagina, nem sempre a venda de muitas franquias de maneira rápida pode significar o sucesso da empresa. Ou seja, a escolha de candidatos imaturos e de maneira precipitada pode comprometer o futuro da rede em pouco tempo.
Mas a boa notícia é que com o Inbound Marketing é possível mudar este cenário. Acompanhe os detalhes a seguir e entenda como:
O que é Inbound Marketing?
O Inbound Marketing é uma nova maneira de se fazer marketing. Sua base se resume na criação de conteúdos (textos, vídeos, áudios, entre outros) voltados para um público-alvo específico.
Por meio desses conteúdos, que geralmente são distribuídos por meio da internet, é possível se comunicar com o público de modo a conquistar a sua permissão e criar um relacionamento ao longo do tempo para posteriormente ofertar produtos e serviços conforme as suas necessidades.
Em outras palavras, o Inbound Marketing é um modelo que foca em conquistar o interesse das pessoas. Já o modelo tradicional de marketing (conhecido como Outbound Marketing) é aquele que visa oferecer diretamente produtos e serviços para os consumidores sem se preocupar na solução de problemas e necessidades gerais do seu público.
No infográfico abaixo é possível acompanhar um interessante comparativo do Inbound vs Outboung Marketing.
» Clique Aqui para baixar uma versão em Alta Resolução desse infográfico «
Inbound Marketing para franquias
Se você já é uma franqueadora e busca a expansão da sua rede ou se você está planejando franquear o seu negócio para expandir fronteiras com a sua marca, então com certeza seu objetivo atual é a conquista de novos franqueados.
No entanto, é preciso ter em mente que se o processo de venda das franquias ocorrer de maneira rápida e precipitada, então poderão ocorrer possíveis imprevistos e problemas em pouco tempo.
A prova disso é que se o candidato a franqueado não estiver preparado ou não tiver o perfil ideal para administrar a franquia, então você até poderá ficar feliz com a venda, mas em pouco tempo perceberá a necessidade de dedicar horas para fazer com que a franquia recém negociada passe a funcionar conforme o planejado. E analisando um cenário um pouco mais negativo, existe ainda a chance desta unidade acabar não dando certo e ter de encerrar suas atividades em pouco tempo de atuação.
E para reverter este cenário, o Inbound Marketing surge como um modelo ideal para que a sua empresa possa captar candidatos a franqueados, educá-los explorando suas dificuldades e perfis comuns e por fim, escolher os melhores leads para se tornarem franqueados. Percebeu a diferença? No Outbound Marketing sua franquia vai atrás de franqueados somente com o objetivo de sempre fechar uma nova franquia, o que por sinal é bom para a sua empresa, mas que em pouco tempo passa a lhe dar dores de cabeça pela falta de qualificação dos franqueados. Já no Inbound Marketing sua empresa educa o público interessado e escolhe as melhores oportunidades pensando no futuro da franquia.
Como o Inbound Marketing pode ajudar a minha franquia?
Agora que você já conhece a importância do Inbound Marketing, pode surgir a seguinte pergunta: Mas como o Inbound Marketing pode realmente ajudar na minha franquia? Para responder a esta pergunta listamos abaixo alguns dos principais pontos:
- Otimização dos recursos de marketing, onde sua empresa foca somente no público que realmente tem interesse em adquirir uma franquia;
- Conquista de maior número de candidatos potenciais. Os candidatos ideais serão lapidados durante cada etapa do seu funil de vendas;
- Sua empresa passa a ser encontrada por pessoas que ainda não sabem que a sua franquia pode ser ideal para elas;
- Você se tona uma referência e ganha autoridade dentro do seu ramo de franquias, construindo uma marca forte;
- Sua empresa passa a contar com candidatos mais maduros na hora de fechar negociação uma vez que eles tiveram um processo correto de nutrição desde o momento em que conheceram a sua empresa até o processo de compra da franquia.
Conforme se pode observar, optar por uma estratégia de Inbound Marketing tende a trazer diversos benefícios para a sua rede de franquias. E dentre as vantagens, não há como negar o diferencial em poder vender franquias para candidatos realmente preparados para atuar conforme o projeto da sua empresa.
Portanto, se a sua empresa busca ser mais certeira em seu marketing, então vale a pena avaliar a possibilidade de implementar a estratégia de Inbound Marketing para franquias.