Quem disse essa frase foi a minha corretora de imóvel, que vou omitir seu nome por enquanto, ao argumentar que um apartamento com varanda possui muitos benefícios para o morador, como iluminação e ventilação, mas, também, é um local de multifuncionalidade e que muitas pessoas chamam de “quintal do apartamento”. Tão lúdico e tão eficiente.
Outra influência foi o fato do imóvel ficar a poucos metros do Metrô, o que facilita e muito a questão de mobilidade e redução de custos com automóvel.
Mas eu confesso: passei 3 dias da minha vida imaginando como seria prazeroso convidar amigos para um churrasco no meu espaço gourmet, ou até cuidando das plantinhas no meu jardim vertical, ou ainda, degustando de um bom vinho no bar estiloso. Eram ideias que passaram a povoar a minha cabeça após ouvir a frase de impacto da corretora.
Eu divido a minha experiência para ilustrar como os gatilhos mentais são fundamentais para um pitch de vendas, independente da área de atuação. Assim como a corretora usou muito bem uma isca para me convencer a comprar o seu produto, empresas de diferentes segmentos precisam de elementos de persuasão para conquistar a alma e o coração dos seus clientes.
Ou seja, elas precisam de uma “varanda” para chamar atenção de prospects. Mas o que isso tem a ver com storytelling?
Continue lendo esse artigo e tome nota que eu tenho alguns insights sobre aplicação de uma estratégia de storytelling para os negócios.
O que é storytelling?
Da junção de duas palavras em inglês, o “Story”, de história, e “Telling”, de contar, o storytelling é a arte de desenvolver, adaptar e contar boas histórias. O conceito utiliza elementos específicos – mensagem, ambiente, personagem e conflito, para transmitir uma mensagem inesquecível ao leitor e criar conexões no nível emocional.O storytelling é utilizado com frequência em mídias como TV, no Marketing e na publicidade. Mas engana-se quem acredita que a técnica é restrita a estes ambientes. Ela também ajuda a promover negócios, promovendo a venda de produtos e serviços de forma indireta, com um tom persuasivo.
Storytelling como potencializador de uma marca
Nas minhas conversas com a corretora, não chegamos a falar sobre storytelling, mas sem dúvida todos os 5 elementos do conceito estavam presentes no seu discurso.
Por isso, devido ao grande apelo de comover e cativar a audiência por meio de gatilhos emocionais, o storytelling se torna fundamental para estratégias de comunicação que geram valor e relevância para as marcas.
Ao produzir um conteúdo que ofereça uma solução para uma dor de um determinado público, mais do que oferecer um produto, você potencializa sua oferta ao convidar essas pessoas para uma jornada emotiva e de identificação.
Exemplos de storytelling na prática
Itaú
Eu gosto de citar a campanha “Hilário, muito mês para pouco salário”. Um ótimo exemplo de como o storytelling pode fortalecer a imagem de um banco como uma instituição confiável.
Isso porque Hilário é um personagem que vive cometendo erros de controle financeiro (quem nunca?), como exageros de gastos com viagens e comida e ainda sem o hábito de poupar dinheiro.
Então, quando Hilário se vê em uma situação sem saída, o incentivador externo (que ganha vida na voz de Marco Luque) questiona o personagem se ele tem conhecimento sobre qual a melhor linha de crédito para ele. Mas a primeira dica apresentada para o protagonista é a organização das suas contas antes de solicitar o empréstimo.
Ou seja, o personagem Hilário conecta o banco com diversas pessoas que possuem dificuldade financeira, mas ao invés de vender novos serviços, a instituição busca o caminho de manter uma relação de confiança com seus clientes.
O Hilário me fez lembrar do livro “5 Lições de Storytelling”, de James Mcsill, no qual descreve o personagem central de uma estória como alguém que apresenta fraquezas, desejos, habilidades, dúvidas e outras características do senso comum. Senão, “como a audiência saberá se encontrou o que procura?”, diz o autor.
Nike
Com o filme “A boneca que nunca pedi”, tendo Andressa Alves, craque da A.S. Roma e da Seleção Brasileira como protagonista, a Nike escancara o preconceito que mulheres que praticam esportes no Brasil sofrem.
Apaixonada pelo futebol desde a infância, Andressa, que sempre recebia bonecas de presente pelo fato de ser menina, encontrou uma maneira muito peculiar de romper a barreira da discrimação: transformar as cabeças das bonecas em bola de futebol.
Eu considero essa peça um primor! Chorei ao ver o filme pela primeira vez e me emociono toda vez que narro a história para alguém.
Imaginar uma cabeça de boneca como um potencial instrumento de prática esportiva é algo impensável para muitas pessoas, mas não para quem vive sob a barreira do preconceito desde muito jovem. A própria atleta já disse que o seu feito é algo que acontece com muitas garotas até hoje no país.
A marca conseguiu usar um gatilho emocional para romper com a ideia de que meninas devem brincar com boneca.
IBM
O sucesso do storytelling não se resume apenas ao B2C. A IBM lançou neste ano a campanha “What if?” (E se?), ressaltando a importância de fazer grandes perguntas que podem levar à cocriação de soluções tecnológicas para sanar dores dentro do universo corporativo.
Em comunicado à imprensa, a IBM afirma que a campanha “What if?” vai contar histórias de como a marca pode colaborar com seus clientes e parceiros para que possam resolver questões de negócios urgentes, ao mesmo tempo que elevam suas margens de receitas.
Assim como a corretora me cativou, essas marcas souberam conquistar públicos distintos por meio de uma estratégia de storytelling bem-sucedida, baseada em conexão emotiva. Sua empresa tem uma “varanda” para conquistar clientes?
Se você trabalha em uma empresa de TI, no B2B, e está procurando uma agência de Marketing Digital que seja parceira e ajude a gerar resultados mais efetivos, clique aqui para pedir uma proposta.
Sobre a BRSA
Somos especialistas em vendas complexas
Com mais de 180 empresas de Tecnologia e Inovação nacionais e multinacionais atendidas desde 2009, a brsa é estratégia e “mão na massa” para gerar os melhores resultados por meio das estratégias e táticas mais atuais de Marketing e Vendas B2B.