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CSat: o que é e como fazer pesquisa de satisfação do cliente

CSat: o que é, afinal? É uma metodologia de pesquisa de satisfação para conhecer o feedback do cliente quanto ao seu negócio. 

A seguir, confira mais detalhes sobre o que é CSat e os benefícios que essa metodologia pode proporcionar à sua empresa.
Leia até o fim e aprenda na prática como fazer a pesquisa de avaliação com seus clientes. Vamos começar?

Introdução

O Customer Satisfaction Score, ou CSat, é uma das maneiras mais eficientes de descobrir como o cliente avalia os seus produtos e serviços oferecidos.

Com ele, você poderá aprimorar o customer experience, ou seja, a qualidade e os processos atuais e reconhecer os pontos que precisam ser melhorados.

Além disso, o CSat pode se tornar um argumento de vendas e posicionamento da sua marca no mercado.
A seguir, você descobrirá mais detalhes sobre o que é CSat e insights para aplicar no seu negócio.

O que é CSat?

A metodologia CSat identifica a porcentagem de clientes que estão satisfeitos ou muito satisfeitos com o seu negócio.

O nível de satisfação do cliente pode ser relacionado a diversos fatores:

  • Qualidade do produto ou serviço contratado
  • Atendimento
  • Assistência do pós-venda
  • O tempo de execução ou SLA
  • Entrega realizada 
  • Os canais de contato

Entre muitas outras diversas possibilidades de feedback. 

Utilizando os tópicos acima, é possível elaborar um questionário de satisfação voltado para seu objetivo de negócio e aplicar com os seus clientes.

Essa estratégia, além de manter um relacionamento com seus clientes, é possível analisar cada etapa da jornada de compra e estreitar o relacionamento entre a marca e o consumidor, auxiliando também no posicionamento e consideração da marca nos próximos processos de compra.

Além disso, quanto maior o CSat de uma empresa, melhor são os resultados de branding. Ou seja, um índice de satisfação forte cria uma reputação positiva no mercado, de modo a impulsionar o negócio.

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Quer descobrir se vale a pena implementar o CSat na sua empresa? Vamos conferir sobre este tópico a seguir.

Como fazer pesquisa de satisfação do cliente (CSat)?

Na prática, é muito simples fazer a pesquisa de satisfação do cliente e, além disso, sua implementação é de baixo custo. 

O CSat é geralmente implementado por meio de pesquisas de feedback, onde os clientes são convidados a avaliarem sua experiência em uma escala.

A medição pode variar de 1 a 5, sendo cada número uma escala de satisfação, que varia gradativamente entre “muito insatisfeito” “insatisfeito”, “indiferente”, “satisfeito” e “muito satisfeito”.

Para medir, é preciso somar o número de todos os feedbacks dos clientes que responderam que estão satisfeitos e muito satisfeitos. 

Em seguida, divide-se o valor das respostas positivas pelo total de respostas obtidas em todas as escalas e multiplicar por 100 para encontrar o percentual do CSat.

Por exemplo, se no total de 100 pesquisas, 30 clientes responderam “satisfeitos” e 25 responderam “muito satisfeitos”, temos o seguinte cálculo: 

CSat = (30 + 25) / 100
CSat = 55 / 100
CSat = 0,55
CSat = 55% 

Neste caso, seu índice de satisfação CSat é 55% e está abaixo da média, que é desejável de 70%. Essa é uma boa oportunidade de avaliar os pontos a melhorar.

Checklist de como fazer a pesquisa de satisfação do cliente

É importante que a metodologia seja corretamente aplicada para que possa refletir a verdadeira opinião dos clientes sobre seu produto ou serviço. Confira os 10 passos para colocar o CSat em prática:

  1. Identifique quais segmentos de clientes sua empresa deseja focar
  2. Determine quais experiências do cliente você quer medir
  3. Decida quais indicadores serão usados para medir a satisfação do cliente
  4. Elabore uma estratégia para coletar feedback dos clientes
  5. Estabeleça objetivos e metas claras para os dados
  6. Identifique padrões nos feedbacks e tome ações com base nos resultados
  7. Faça o cálculo da pontuação que sua empresa recebeu
  8. Se for abaixo de 70%, analise as sugestões de melhorias e monte um plano de ação
  9. Compartilhe os aprendizados da medição com toda a equipe para promover melhorias contínuas
  10. Divulgue seu CSat para o mercado como argumento de prospecção de novos clientes

Como melhorar o CSat?

Esse é o momento de analisar os feedbacks dos clientes em relação aos diversos pontos de contato com seu produto ou serviço.

Nesta análise, é preciso promover ações de melhoria da experiência dos clientes nas questões que levaram notas mais baixas.

Confira as 5 dicas que selecionamos para você repensar suas estratégias:

  1. Comunicação: solicitar feedbacks regulares e ações que corrijam seus pontos de contato, como por exemplo, evitar o excesso de envio de e-mails, aumentar a abordagem no pós-venda, entre outras ações possíveis de implementar;
  2. Investir em treinamentos: investir em formação para garantir que seus colaboradores possam ser proativos ao identificar e corrigir problemas no meio do percurso;
  3. Customização: quando o produto ou serviço é personalizado, você tem mais chances de atender a necessidade do cliente e oferecer soluções mais adequadas;
  4. Programas de fidelização: aumentar os benefícios e reconhecimento para reconhecer clientes fiéis podem ajudar a manter a satisfação;

Contato com a liderança: quando o cliente está em contato com o líder do negócio, ele pode se sentir mais à vontade de dar feedbacks mais direcionados.

Como a experiência da brsa pode ajudar a alavancar sua empresa?

Na brsa, temos o costume de fazer a pesquisa de satisfação CSat periodicamente com nossos clientes para avaliar nosso trabalho.

Atualmente, temos um índice de satisfação de 88, em uma amostragem de cerca de 300 respostas.

brsa | completa para o seu resultado - CSat: o que é e como fazer pesquisa de satisfação do cliente

Isso significa que estamos atentos ao mercado do B2B, promovendo as ações que atingem a necessidade dos nossos clientes cada vez mais, principalmente quando se trata de vendas complexas.

Aproveite o tema e leia mais sobre outras formas de fazer planejamento estratégico de Marketing no B2B.

Esse número de sucesso reflete a preocupação com as entregas e o comprometimento com os resultados das nossas contas.

Conclusão

O CSat, ou Customer Satisfaction Score, é uma das métricas mais utilizadas para avaliar a satisfação do cliente em relação a produtos, serviços ou nos diversos pontos de contato

Ao aplicar o CSat, é possível conhecer onde é possível melhorar a experiência do consumidor e ajustar as estratégias para atender às necessidades do seu cliente, além de fidelizar e envolver o cliente em um relacionamento estável e duradouro.

Afinal, um ótimo nível de CSat gera uma melhoria no branding e muito mais oportunidades de venda e reputação do mercado, fazendo com que mais clientes considerem a sua marca.

Sobre a BRSA

Sobre a BRSA Somos especialistas em vendas complexas. Com mais de 180 empresas de Tecnologia e Inovação nacionais e multinacionais atendidas desde 2009, a brsa é estratégia e “mão na massa” para gerar os melhores resultados por meio das estratégias e táticas mais atuais de Marketing e Vendas B2B.

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