A FideliZi nasceu em Campinas/SP e tem como um dos seus fundadores Juliano Prado, co-criador do personagem Galinha Pintadinha, e utiliza a estratégia de inbound marketing desde 2015.
Como principal player no setor de soluções para programas de fidelização, a FideliZi ajuda negócios do varejo físico de todo o Brasil a criar relacionamentos através de experiências únicas para formar uma clientela fidelizada.
O sistema se destaca pela utilização de tablets no ponto de venda para trazer uma maior interatividade com o público através da gamificação.
Como o formato é interativo, a empresa tem uma das melhores taxas de engajamento em programas de fidelidade comparado com qualquer sistema no Brasil.
Com o crescimento, a FideliZi percebeu a necessidade de contratar um parceiro que ajudasse a organizar seu funil de vendas e encontrar novas oportunidades de crescimento através da qualificação de leads.
O problema
A FideliZi, desde os seus primeiros momentos, utilizou a estratégia de inbound como sua máquina de geração de leads e oportunidades para a equipe de vendas.
Com o seu crescimento, o funil de vendas ficou desorganizado e poderia comprometer a saúde do negócio no futuro.
Por este motivo, ter uma visão clara do funil de vendas e das taxas de conversão seriam fundamentais para o futuro do negócio.
Além disso, todas as suas ações estavam focadas apenas em fundo de funil e o custo por clique dos anúncios estava alto.
Ou seja, além do problema relacionado a nutrição e qualificação de leads através de automação de marketing, a busca paga não tinha boa performance.
A solução: qualificação de leads para o time comercial
Desde o início do projeto, mapeamos e organizamos os dados, métricas e a persona, que chamamos de “Marcela”.
Para definir a persona, utilizamos o mapeamento de empatia e entrevistas reais com clientes.
Assim tivemos uma visão muito clara das oportunidades e identificamos duas ações que pudessem gerar mais impacto no início:
- Otimização de anúncios;
- Uso de automação de marketing para melhorar a taxa de conversão de leads qualificados para oportunidades comerciais.


Com os objetivos claros, priorizamos as ações de automação no meio do funil, melhorando as segmentações e a qualificação dos leads através de fluxos de automação no RD Station para o time de SDR da FideliZi.
Já nos anúncios, identificamos que o custo por clique (CPC) estava alto e poderiam ser melhorados junto com a criação de novas campanhas que trariam mais visitas para o site.
Já no primeiro mês de projeto incluímos o estágio de leads qualificados no funil do RD Station para que o time comercial deixasse de marcar oportunidades manualmente.
Assim foi possível melhorar a taxa de conversão de leads qualificados para oportunidades através de melhorias nos critérios de qualificação nas landing pages de contato, apresentação e funcionalidades (estágio de consideração).
Com este estágio do funil validado pelo comercial e funcionando de forma automática, miramos na melhoria da taxa de conversão de visitantes para leads através conteúdos e anúncios para topo de funil focados na persona “Marcela”.
Resultados Alcançados com Inbound Marketing
Até a criação deste case aumentamos o acesso através do canal “Busca Paga” em 273% e o canal “Display” em 3.235% fazendo otimizações em anúncios e reajustando o investimento.
Houve um aumento 181% em novos usuários e até o dia 25/09/19 geramos 9.107 leads (um aumento de 114% no período).


Destes, 40% representam leads qualificados enviados para o time comercial. Estes resultados refletiram em um aumento de 57,8% no número de vendas de planos da FideliZi comparado ao ano anterior.
Com a automação, criamos fluxos para toda a etapa da jornada do cliente e nomeamos de P1 a P5.
Estes fluxos de automação têm em média 24,79% de taxa de abertura de e-mails e 4,75% de taxa de clique, contribuindo para que os leads sejam nutridos com conteúdos de acordo com o seu estágio na jornada de compra.
Assim, fizemos com que a estratégia de inbound marketing alcançasse um nível completamente diferente do cenário inicial do projeto.
Estes resultados foram celebrados pela empresa e segundo o CEO da FideliZi, Vitor Kosaka, o time duplicou de tamanho, atingindo a marca de R$ 1 milhão de reais em ARR (Anual Recurring Revenue), projetando a empresa para um novo estágio.
E a expectativa para os próximos meses é ainda mais promissor, podendo até triplicar o tamanho da equipe e o faturamento com a estratégia inbound marketing.