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Estudo da Sofist sobre a Black Friday é destaque em veículos nacionais

Estudo da Sofist sobre a Black Friday é destaque em veículos nacionais

A Black Friday se consolidou como a principal data do varejo brasileiro.  

E, devido a essa importância, a Sofist, empresa especialista em redução de problemas em produtos digitais, monitorou o desempenho dos principais e-commerces do país durante o evento.  

Pelo terceiro ano consecutivo esse estudo foi elaborado pela Sofist com o intuito de divulgar as perdas desses e-commerces durante a Black Friday e Cyber Monday.  

O estudo identificou, pelo menos, R$ 132,05 milhões em prejuízos nos 104 e-commerces monitorados, perdas que ocorreram por conta de instabilidades, problemas técnicos e demora excessiva no carregamento das páginas.  

Para colaborar com a divulgação desse estudo, que foi realizado em duas etapas, a BRSA – Branding and Sales, elaborou uma estratégia de assessoria de imprensa para que essa notícia chegasse aos veículos e ao público corretos. 

A estratégia da divulgação do estudo 

Três meses antes da Black Friday, a BRSA iniciou um levantamento para verificar quais veículos e jornalistas se interessariam por esse tipo de estudo e quais fariam pautas sobre Black Friday. 

 Muitos demonstraram interesse na negociação, mas, como sabemos, as redações e pautas dos grandes veículos são muito dinâmicas e por isso, na semana do evento, confirmamos novamente o interesse dos jornalistas.  
 
Todo esse contato prévio faz parte do processo de construção de imagem e relacionamento com os jornalistas target.  

É claro que houveram mudanças: muitos que haviam demonstrado interesse anteriormente disseram que não publicariam o estudo, outros, disseram que preferiam focar em outras editorias em vez de dar espaço para a Black Friday.  

Com esse novo desenho dos veículos e jornalistas interessados, fizemos um mapeamento de quais gostariam de receber o estudo na primeira fase (que mostrava o resultado das 12 primeiras horas da Black Friday) e, quais gostariam de receber o estudo na segunda fase, que abrangeria tanto a Black Friday como a Cyber Monday.  

Algumas entrevistas foram marcadas antecipadamente, mas, a maioria dos jornalistas prefere conferir o conteúdo antes de confirmar qualquer publicação, por isso os Follow Ups são importantes nessa fase da divulgação. 

Resultados 

No dia 29 de novembro, dia da Black Friday, a equipe da Sofist se esforçou para fechar os resultados até às 14h, para então, iniciarmos a divulgação com os jornalistas.  
 
No mesmo dia, o CEO da Sofist, Bruno Abreu, concedeu uma entrevista para o Valor Econômico.  
 
O veículo publicou o estudo em três matérias diferentes no seu site online e uma matéria do jornal impresso. 

Veja abaixo as matérias divulgadas pelo Valor Econômico. 

Além disso, veículos importantes para o setor de tecnologia e varejo também publicaram a primeira fase do estudo. São eles: Computer World, Super Varejo e Infor Channel. 

Na terça-feira pós Black Friday, após concluir o resultado do estudo da Cyber Monday, continuamos a divulgação.  
 
Tivemos como resultado uma entrevista na Jovem Pan News, um dos noticiários do rádio mais importantes do país. 

Outros veículos de negócios, varejo e tecnologia como R7, E-commerce Brasil, Diário do Comércio e TI Inside também divulgaram a segunda fase do estudo. 

Com esses resultados, houve um aumento de 200% de publicações em veículos do tier A, se compararmos com a divulgação desse mesmo estudo em 2018. A divulgação geral também cresceu 27% de 2018 para 2019, graças ao trabalho realizado na pré-Black Friday.  

Sobre a Sofist 

A Sofist viabiliza que o processo de inovação e transformação digital de grandes empresas ocorra com velocidade e confiança. 

Há 10 anos, suas soluções para detecção de problemas em software evitam que a pressão por evoluções técnicas em produtos digitais prejudique a experiência dos usuários. 

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