Assessoria de Imprensa: Como utilizar para melhorar seu branding e impactar nas vendas

Assessoria de Imprensa: Como utilizar para melhorar seu branding e impactar nas vendas

A ausência de reputação, que é onde a Assessoria de Imprensa atua, é uma das principais dores das equipes de vendas, principalmente no ambiente B2B:

  • “Não consigo abrir portas para uma reunião inicial com um prospect. Ele diz que minha empresa não é reconhecida”;
  • “Meus clientes estão preocupados com a estrutura da companhia no Brasil: acham que estamos deixando o mercado, já que nada de positivo é falado sobre nós”;
  • “Queremos internacionalizar, mas as empresas daquele país não confiam em nós, pois não somos conhecidos localmente”.  

Queixas como essas são constantemente trazidas até nós por novos clientes.

A importância da construção e consolidação da marca para essas companhias não resultam somente em visibilidade, atração de brand lovers ou reconhecimento.

Impactam diretamente em resultados financeiros, aumento de receita, abertura de portas, conquista de novos mercados e clientes.  

O que está por trás de uma reputação positiva e como pode ser construída?  

Primeiro, você tem que mostrar ao mercado que seu negócio tem credibilidade, e isso só é possível quando:

  • As histórias que você conta se mostram verdadeiras;
  • Quando os resultados que você diz que trouxe são validados por um importante cliente;
  • Quando a liderança que você diz que tem são comprovadas por estatísticas reais e market share… 

A comunicação de todas essas informações para o mercado pode ser feita de diversas maneiras, por meio de diferentes canais, inclusive nas redes próprias da sua companhia.

Mas nada substitui a veracidade que a notícia jornalística traz quando estampa uma manchete sobre a sua empresa.

É que por se tratar de uma divulgação espontânea, ou seja, você não paga para que a imprensa comunique aquele fato, quem a lê confia no que está lendo, pois entende tratar-se de um conteúdo isento. E é! 

Por isso, para empresas que vendem para outras, a assessoria de imprensa é considerada uma das estratégias chaves para fazer o branding.

Claro que “uma andorinha só não faz verão!”

Além de trabalhar o relacionamento da marca com formadores de opinião, neste caso os jornalistas, é importante lançar mão de outras ações de marketing e comunicação que façam sentido para a realidade da empresa e que possam “caminhar” em paralelo:

  • Eventos, por exemplo, são fundamentais quando o assunto é B2B e contas ABM, dado o perfil relacional de se fazer negócios no mercado brasileiro; 
  • O marketing digital idem, já que você pode utilizar o trabalho desenvolvido por assessoria de imprensa como um contéudo a ser distribuídos em todos os canais como: e-mail marketing, redes sociais e no site para que novos visitantes possam ter acesso ao conteúdo.

Mas voltando ao trabalho com a imprensa… 

Sua assessoria de imprensa não está preocupada somente em saber se você “saiu bem na foto”, ou se a sua notícia foi replicada por 10, 20 portais que nada têm a ver com o seu negócio.

A principal tarefa do assessor é traduzir aquilo que você tem de mais valioso:

  • Sua essência;
  • A sua cultura;
  • As realizações da sua empresa;

E unir tudo isso aos seus objetivos de negócios e criar um plano de comunicação que contribua para alcançar resultados. Além disso, o assessor vai:

  • Transformar as informações da empresa em notícias coerentes e interessantes para seus canais alvo;
  • Ajudar a estreitar o seu relacionamento com os jornalistas e a definir quais são os canais de comunicação importantes para o seu mercado;
  • Orientar sobre como unir tendências  com o que a companhia faz para fortalecer o discurso;
  • Contribuir para que seu público-alvo saiba que você faz o que você fala (walk the talk);
  • Preparar o porta-voz da empresa para entrevistas e acompanhar esses momentos… tudo isso faz parte do job description de um assessor. 

Como mensurar os resultados de assessoria de imprensa? 

Dizer que o trabalho de assessoria de imprensa é importante porque ajuda a construir e fortalecer uma marca não é mais uma argumentação aceita pelas empresas.

Afinal de contas, imagem não paga contas, é preciso conseguir comprovar que resultados de imprensa, muitas vezes intangíveis, trouxeram aumento de receita. Por isso você pode:

  • Orientar a sua equipe comercial a otimizar os resultados de imprensa enviando as notícias para seus contatos, clientes e prospects;
  • Pode, também, potencializar a visibilidade gerada por uma reportagem divulgando em seus canais;
  • Monitorar os acessos do seu site e outros canais em dias de matérias publicadas;
  • Criar um processo para saber de onde vieram os prospects…

Nada melhor do que ouvir um potencial cliente dizer que está fechando um contrato grande com você porque assistiu a uma entrevista sua na TV e gostou do que viu, não é mesmo? 

Mas você também pode solicitar que a sua agência de comunicação trace metas numéricas e qualitativas que vão muito além do tradicional relatório de centimetragem.

A filosofia da BRSA é que “tudo o que se mede tende a melhorar”, e por isso, medimos tudo por aqui.  

No início de cada projeto definimos com nossos clientes quais são os resultados factíveis de acontecer em assessoria de imprensa que podem contribuir para os objetivos de negócios dessas companhias.

Planilhamos tudo, geramos gráficos, definimos alvo e mês a mês avaliamos junto com o cliente se o caminho definido está contribuindo para chegarmos atingirmos o alvo, ou não, através de uma métrica própria da BRSA, que chamamos de ROI.

E como tudo é cíclico e mutável, experimentamos e somos flexíveis para mudar os objetivos a qualquer momento, desde que faça sentido para o projeto.  

E você? Utiliza a Assessoria de imprensa como canal de marketing para melhorar o branding da sua empresa?

Espero seu comentário para falar sobre o assessoria para gerar resultados. 🙂

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