Cadastre-se e leia os novos conteúdos da BRSA por e-mail.

Ser efetivo é não fazer spam.
Seus dados estão seguros.

Compartilhar no linkedin
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

O que é Ghost Writer e 4 benefícios para valorizar sua marca

Saiba quais são as vantagens de contar com os serviços de um profissional ghost writer.

O que você vai ver nesse artigo:

Gustavo Kuerten, Mauricio de Souza, Jô Soares e Abilio Diniz. Se você é um aficcionado por biografias eu não preciso indicá-las, porque, muito provavelmente, você já leu todas elas. Se não é, #ficaadica. São ótimas narrativas que contam as trajetórias desses brasileiros icônicos, cada um no seu ramo de atividade!

Mas o que pouca gente sabe é que essas personalidades têm algo em comum: contaram com os serviços de um ghost writer em suas biografias. 

O escritor fantasma, como também é chamado, é um profissional pago para escrever textos oficialmente assinados por outras pessoas. Na maioria das vezes, o ghost writer não recebe os créditos pela autoria do texto, como parte de um acordo de cessão de direitos autorais. O profissional entrega o material que lhe foi solicitado, vende seus direitos e recebe por isso.

Além de biografias, os ghost writer colaboram com blogs, com textos para sites, participam do roteiro de séries e filmes, escrevem colunas de jornais e revistas, crônicas, artigos opinativos, entre outros materiais. Há um campo repleto de oportunidades para atuação desse profissional.  

Um cuidado permanente: o ghost writer precisa ter a responsabilidade de não divulgar aquele conteúdo como seu. 

Mas agora você deve estar pensando que os serviços desse profissional não vai impactar os seus negócios. Ledo engado. Pode ajudar e muito. Agora nós vamos destacar 4 benefícios para o seu negócio ao contar com os serviços de um ghost writer

1 Economia de tempo

“Não tenho tempo para escrever. O que eu faço?” Você já deve ter ouvido essa frase de algum colega de trabalho seu, não é mesmo? Ou melhor, você mesmo deve ser um dos milhares de profissionais que reivindicam mais tempo na sua rotina de trabalho. Reivindicação mais que justa!  

Não ter espaço na sua agenda para se dedicar a escrever conteúdos é, para muitos, um efeito de uma rotina estressante e sobrecarregada com outras tarefas. São inúmeras reuniões, e-mails, videoconferências, visitas em clientes, entre outras atividades. Todas requer muita atenção e demandam muito tempo. 

A maioria das pessoas presente nos escritórios, ou agora, no home office, adotado em massa pelas empresas como medida de isolamento social, não conseguem encaixar na sua agenda um espaço para produzir textos que exigem muito trabalho de apuração.   

Por isso, considere que além de não ter tempo para se dedicar ao marketing de conteúdo, são poucos que conhecem as técnicas da escrita, e menos ainda, não dominam métodos como SEO, palavras-chave, gatilhos mentais e muito mais, que de fato requerem um profissional especializado.

Não ter tempo suficiente para escrever e a falta de bagagem técnica jogam muito contra a qualidade do marketing de conteúdo. São premissas básicas e insistir em fazer sem elas é um erro gravíssimo.  

Para deixar o texto interessante para o leitor e, claro, para que ele realize a ação de ler e interagir, é preciso levar todos esses requisitos em conta. 

Por isso, o recomendado é deixar essa atividade para o ghost writer, que terá tempo e habilidades para criar e entregar os conteúdos necessários. 

2 Também é uma forma de prospecção 

Ter alguém ténico para fazer esse trabalho de marketing de conteúdo vai te ajudar a ganhar mais tempo para prospectar clientes, estudar novas frentes de atuação e criar processos inteligentes.

E quanto mais você contar com o serviço de um ghost writer, mais chances o seu negócio vai ter de experimento o crescimento.  

O próprio trabalho do ghost writer é uma forma de prospecção. Por se tratar de uma atividade extremamente estratégica, ela permite que um artigo ou ebook acabem sendo um canal para gerar conversões e leads para sua empresa. 

3 Reconhecimento de marca

O ghost writer também ajuda empresas no desenvolvimento e reconhecimento de marca, de forma mais eficiente e rápida. 

Se antes você conseguia um espaço na sua agenda para criar conteúdos relevantes uma vez por trimestre, ou uma vez por mês, quando tinha muita sorte, com um escritor fantasma você pode acelerar o processo de divulgação da história da sua marca.

O aumento da frequência de divulgações amplia o conhecimento diante do seu público-alvo e pode ajudar a criar um engajamento com esse público. 

Enquanto os líderes precisam de tempo para gerenciar os negócios, o ghost writer precisa de tempo para escrever. 

4 Feito por um fantasmas, mas é autêntico

Chegou a hora de falar do mito que permeia o senso comum e que muitas insistem em reproduzir: o trabalho do ghost writer não é autêntico. 

Esse debate sempre volta à tona. E não é tão difícil de entender as razões que levam a tal desconfiança. Imagine um roteirista que constituiu uma base sólida de fãs, e ao repassar a tarefa de escrever para outra pessoa, o público vai perceber que não se trata do seu escritor favorito e isso vai gerar desconforto nessas pessoas, que deixaram de acompanhar o seu autor na sequência. Acontece o mesmo com os autores de novelas e por aí vai.  

É natural que os gestores pensem da mesma forma. Mas esse é o momento para você se tranquilizar! Escritores fantasmas! Esse codinome pode assustar muita gente, mas não se deixe levar pelo apelido. Um bom profissional ghost writer trabalha em estreita colaboração com seus clientes, identificando o tom de voz e outras características peculiares da fala e unificando-as em todos os escritos.

Quem trabalha com serviço de ghost writer entende que esta é uma maneira autêntica de fazer o seu trabalho e não tem outro caminho a seguir.

Espero que fique menos preocupado a partir de agora!  

Por fim, muitos profissionais simplesmente não conseguem traduzir suas ideias em palavras. A arte da escrita precisa estar na mão de um bom profissional. Os gestores devem se preocupar apenas com seus pontos fortes, seja liderar sua empresa em mercados emergentes, desenvolver produtos, ou mesmo orientar sua equipe. 

A maioria das pessoas não percebe, mas contratar um ghost writer tem muitos benefícios para a sua empresa. Deixe a redação na mão desses profissionais.

Receba novos conteúdos sobre Marketing Efetivo.

Cadastre-se na nossa newsletter:

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.

Veja mais conteúdos sobre

BRSA - Branding and Sales

Falta apenas um passo para falar com a gente:

Onde estamos:

São Paulo:

  • Rua Alcides Ricardini Neves, 12 sala 401
  • atendimento@brsa.com.br
  • 11 9 8181 0140

Campinas

  • Rua dos Bandeirantes, 635
  • atendimento@brsa.com.br

Nossos canais:

Deixe uma mensagem: